CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um GRITO de socorro

Foto Ilustrativa
      A seca que assola a região do vale do Jaguari é assustadora. Mesmo assim milhares de famílias jaguarienses continuam na luta incessante pela sobrevivência. Um exemplo disso é o da família de Valdemar Araújo da Silva,morador do Bairro Consolata, pai de quatro filhos, que há mais de 6 anos retira seu sustento através do plantio de vários produtos em uma área pública,situada no mesmo bairro e cedida na administração anterior a um  grupo de moradores,aos quais foram desistindo, gradativamente, das atividades e só restou a família referida acima.
    Valdemar e sua esposa atualmente têm plantado no local vários produtos como: 4000 pés de mandioca,batata doce,abóbora,melancia e milho.Porém em função da seca muitos outros deixaram de ser plantados devido a falta de água.Próximo ao  local foi feito,na época de início deste projeto, um reservatório de água,ou seja,um açude que deveria ser utilizado entre outras funções,para a irrigação do local.A estranheza se dá devido ao fato de que há uns meses atrás,segundo informações de Valdemar o motor que ali estava para ser utilizado com esta finalidade,mesmo sem ser instalado ainda,foi retirado por um funcionário da prefeitura municipal.
    Valdemar diz não ter ideia de onde foi parar o referido equipamento, que hoje, se instalado, possibilitaria a irrigação do local com uma produção maior e melhor dos alimentos comercializados pela família, bem como doações a comunidade que esta repassa para os que não possuem condições financeiras para adquirir os referidos produtos.
    Conta a família que até o ano de 2008 recebiam no local de plantio a assistência direta e semanal de técnicos da Emater bem como da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário do município e que a partir de 2009 nunca mais receberam nenhuma espécie de orientação técnica de instituições.Lamenta o fato e destaca a importância do projeto por ora iniciado com inúmeras reuniões,capacitações em parceria com o SENAR que,além das atividades teóricas,desenvolvia práticas  no local,estimulando o progresso e autonomia destes através de uma melhor qualidade de vida.
    A pergunta é: Onde foi parar a moto bomba que estava no local para uma única finalidade mesmo sem ainda não ter sido instalada e o porquê do descaso total com o local onde tanta riqueza poderia ter sido produzida com mais qualidade e em melhores condições durante esses três anos que se passaram?

Nenhum comentário: