CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ajuizada ação contra Prefeito e candidatos eleitos de Triunfo

O MP ajuizou, nesta quarta-feira, 19, uma ação de investigação judicial eleitoral contra o atual Prefeito de Triunfo, Pedro Francisco Tavares; o Prefeito e Vice eleitos, Marcelo Essvein e Telmo José Borda de Azeredo; o Vereador eleito Guildo Edílio Hoppe; e os suplentes de Vereadores eleitos João Batista dos Reis Cunha e José Valmir de Oliveira. Na ação, o Ministério Público pede a cassação dos diplomas dos candidatos eleitos, bem como a inelegibilidade por oito anos, a contar da eleição de 2012, para todos os demandados, inclusive o Prefeito atual.

A ação tem por base uma investigação que contou com a participação da Promotoria Eleitoral de Triunfo, Procuradoria de Prefeitos do MP, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP (Gaeco), Procuradoria Regional Eleitoral e Polícia Federal. Foram elencadas mais de 100 situações que configuram abuso de poder político e econômico e corrupção eleitoral.

De acordo com o Promotor Eleitoral Luciano Gallicchio, entre as ilegalidades, constatou-se a compra de votos, de espaço para propaganda eleitoral, da desistência de candidaturas de opositores e de apoio político. Os corruptores ofereceram dinheiro, cargos públicos, cargos em empresa contratada pelo Município, materiais de construção (areia, brita, tijolos, pedras, madeira), cargas de aterro, serviços de retroescavadeira, água para o preenchimento de poços, pagamento de contas, pagamento de cursos para habilitação de motorista, pagamento de conserto de veículos, transporte, ranchos e até a instalação de rede de energia elétrica em comunidades carentes, até então abandonadas pelo Executivo Municipal.

Diálogos registrados em captação ambiental revelaram a forma como cargos públicos e empregos em empresas prestadoras de serviço são loteados entre os políticos locais.

Fonte: MP/RS

Nenhum comentário: