CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Um monumento a Noel Guarany


REGIÃO - A Confraria do Icamaquã, presidida por Afrânio Marchi, segue com a Campanha de Pró-Construção do Monumento a Noel Guarany. A estátua está sendo confeccionada manualmente em concreto armado pelo escultor Vinícius Ribeiro, que também foi o idealizador e construtor da estátua de Jayme Caetano Braun em São Luiz Gonzaga.

O projeto está sendo feito pela Confraria do Icamaquã com recursos oriundos de doações de pessoas amigas da Confraria e amantes da obra de Noel Guarany. Ele será colocado logo na entrada da cidade, entre a rua Severiano Bonfim e a Avenida João Cândido Dutra, no terreno de propriedade do município o qual foi cedido pela Prefeitura à Confraria.

Como será a obra

A ideia de desenvolver uma construção sustentável deu origem ao projeto de entorno e paisagismo ao monumento Noel Guarany, o qual levou os alunos, formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI-Câmpus Santiago, Angela Patias e Luiz Hevando Medeiros a propor o uso de materiais ecológicos de revestimento.

Materiais como Blocos de Concreto intertravados, pedras, tijolos e madeiras de demolição, dormentes da rede férrea e postes de madeira tratada, usados nas redes de eletrificação, são opções para buscar um equilíbrio no âmbito cultural, econômico e ambiental, reduzindo custos e proporcionando a seus visitantes, um ambiente marcante, belo, rústico, mas bastante acolhedor.

Marcando o passo a quem chega para visitação, um portal em formato de duas cruzes missioneiras abraçadas, com o verso, ''e o cantor da Bossoroca que canta com galhardia 'Noel Guarany', recebem seus admiradores e visitantes, estes são conduzidos pelo 'Violão do Noel', que foi o amigo inseparável do eterno pajador bossoroquense,implantado no solo, demarcado pelo detalhe dos blocos de concreto, pelas pedras e madeiras traçam o caminho em direção ao monumento.

A vegetação escolhida para o entorno são das espécies arbustivas, adaptadas a região e ao local, espécies de porte baixo, que não concorram com a grandeza do monumento, os capins, hortênsias e o jasmim, tão apreciado pelo artista farão parte do projeto.

Doações

As doações pode ser feitas através de depósito identificado no Sicredi, agência 0307, conta corrente 19412-7 ou entrar em contato com  Avelino Tadeu Sá Quevedo, tesoureiro da Confraria do Icamaquã.

Os dadores de R$ 500,00 (pessoa física ou jurídica) terão seu nome em destaque através em placa individualizada (por doador) na base da estátua e ganhará certificado. Os demais que doarem recursos menores do que R$ 500,00 terão seus nomes colocados numa placa coletiva e também ganharão certificado.

Inauguração em data especial

A inauguração está prevista para o dia 09, durante as festividades do cinquentenário de emancipação de Bossoroca. A Confraria do Icamaquã vai doar a estátua ao município de Bossoroca.

O projeto visa valorizar a memória do ilustre e imortal, opajador Noel Borges do Canto Fabrício da Silva ou simplesmente Noel Guarany, e também valorizar Bossoroca que é um dos municípios mais cantados em versos do Rio Grande do Sul e ainda intensificar o turismo.

Fonte: Rádio Missioneira
.
DO BLOG: Esta obra artística e cultural, tem a participação da jaguariense Ângela Patias, estudante da URI Santiago e um talento musical. Forma dupla com a irmã Fernanda Patias (Irmãs Patias) e são orgulho para o município, pelo talento e paixão pela música gaúcha, nativa e missioneira.

Nenhum comentário: