CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Outra face do SISTEMA II

Conforme prometi, eis a outra face do SISTEMA II. Conforme relata o amigo Diogo Brum - www.diogobrum.blogspot.com - em O SISTEMA II a questão do desemprego em Santiago, já percorre muitos anos, mas muitos mesmo, inclusive quando derrubaram o SISTEMA e assumiram o comando, o problema do desemprego persistiu e pouco foi feito para combatê-lo. O desemprego, relamente é um problema social e deve ser muito triste para uma família, ver seus filhos partindo para outros centros em busca de sustentação.
Eu vejo uma preocupação sim, do SISTEMA em combater esse mal, inclusive com uma busca constante por aprimoramento e qualificação da mão de obra, desenvolvido por programas sociais que vou relatar, também, mais adiante. Sobre os investimentos em esporte, lazer, entretenimento..., estes além de serem importantes e fundamental, geram emprego e renda aos munícipes. O SISTEMA ganha cada vez mais força sim, isso vem sendo identificado de 4 em 4 anos, demonstrando que esse realmente é o caminho. O SISTEMA não tem reféns, ele tem pessoas de bem, seguidores que enchergam um futuro moderno, estruturados com programas cada vez mais exaltados pela sua eficiência.
Ainda podemos contar com uma sociedade ordeira, que apesar dos problemas do desemprego colabora para termos uma cidade com ídices de criminalidade satisfatórios, em relação a outros centros, se comparada a população.
Sobre o fato de industrialização, convenhamos que as grandes empresas, não buscam apenas subisídos, incentivos fiscais (de responsabilidade do município). A base da cidade é formada por grandes pecuaristas e agricultores, isso é notório. O comércio tem uma importância maçiça na economia do município e sobrevive de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, mas também de empregados e empregadores do próprio comércio, que é um exemplo para o Estado, com centanas de micro e pequenas empresas, atendidas dentro das possibilidades do SISTEMA.
As mulheres de Santiago são muito bem atendidas com Programas Sociais, disponibilizados pelo Executivo como o Forma e Saúde, o Cidade Ativa, através da Patrulha Ecológica, que desenvolve oficinas de aprendizagem, incrementando a renda familiar, entre outros, através do artesanato, fabricando cadeiras, bolsas e outros com material reciclável.
Durante o Período Eleitoral, em que o assunto foi abordado, muitas idéias surgiram, inclusive projatos mirabolantes de industrializar Santiago, prometendo-se resolver o problema do desemprego. É muito fácil prometer em campanhas eleitorais, porém prevaleceu a aceitação da comunidade ao SISTEMA.
Por fim, as pessoas interessadas em acabar o SISTEMA, se calam única e exclusimante para não agirem contra a maioria da população que vem aprovando o SISTEMA. Não vejo articulações capazes de vencer o SISTEMA, ao menos por enquanto, com as pessoas que conduzem estas, lideranças partidárias que são uma piada. Assim, considero que Santiago tem o Governo e o SISTEMA que merece!
* texto sem correção, escrito direto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo! Que bom que temos blogueiros como você e outros mais. Quando leio os blogs penso que temos que ter senso crítico. Quanto ao SISTEMA atual, penso que nem tudo está bom mas jamais deixo de enxergar os projetos os programas sociais, a saúde, a educação...Quanto as críticas ao Sistema gostaria de questionar a oposição perguntando o que está sendo feito ao longo do caminho para melhorar tudo que estão criticando? O que fizeram quando estiveram no poder? E o Dr:Vulmar foi tão bom como prefeito porque não se reelegeu?E afinal onde anda a oposição?

Matheus, o observador disse...

Essa postagem apoiando Diogo Brum, em seu blog, assinada pelo vereador MCRB, apóia as críticas ao sistema. Ou estou ficando louco? Leiam:"Bravo Diogo! não podemos ser escravos do "SISTEMA"; vamos lutar e buscar a moralização em todos os setores, Santiago precisa disto. A coragem e nossa consciência são nossas armas. Vamos em frente.
Não por este episódio, mas eu aposto em tí guri.

Miguel C. R. Bianchini"
Está todo o PP perplexo e sem entender. Nada. Por favor, seja um jornalista justo e imparcial e publique essa minha análise.