CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Museu da comunicação dá início às oficinas para candidatos à Orquestra Jovem do RS

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Andradas esquina com Caldas Junior), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, dará início nesta sexta-feira, 29 de maio, às 14h, às oficinas de musicalização para seleção dos candidatos à Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. São 360 vagas, disputadas por mais de 1.100 inscritos, entre 10 e 14 anos e com renda familiar de até três salários mínimos, que freqüentam a rede pública de ensino de Porto Alegre. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura, OSPA, Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Cultura e Famurs, com o apoio do Banrisul.
Na primeira fase da seleção do projeto, que visa promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do poder transformador da música, participaram 125 escolas da Capital. A lista com o nome dos aprovados está disponível no site da Famurs e nas secretarias das escolas inscritas. Até final de julho, 18 turmas com 20 estudantes trabalharão com exercícios de canto, noções de flauta doce, percussão e instrumentos que integram a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Também serão avaliados afinação, dedicação, assiduidade, entre outros itens.
Deste grupo, serão escolhidos 45 alunos para um curso de formação musical, que será realizado de agosto a dezembro, com instrumentos musicais e apoio financeiro individual de R$ 130,00. Na última etapa serão eleitos os 25 finalistas que formarão a primeira orquestra jovem, que prosseguirá com formação musical por mais cinco meses, de março a julho de 2010, recebendo bolsa auxílio de R$ 190,00. Será abrangido o repertório tradicional da orquestra de cordas, com inclusão do piano e percussão, o que proporcionará o aproveitamento da riqueza musical popular, em especial a brasileira.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
(51) 3226 4978 / (51) 8445 6962

Nenhum comentário: