CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Acendimento da 62ª Chama Crioula em São Lourenço do Sul dá início aos festejos farroupilhas

Neste sábado, dia 22 de agosto, aconteceu o evento que marcou o início dos festejos farroupilhas, o acendimento da 62ª Chama Crioula que simboliza a devoção dos gaúchos às raízes da Revolução Farroupilha. O símbolo deverá percorrer o Estado levada por cavalarianos. A Secretária do Estado da Cultura, Mônica Leal, representando a Governadora Yeda Crusius, participou do evento que reuniu cavalarianos das trinta Regiões Tradicionalistas.

“O acendimento da Chama Crioula marca sempre de forma profunda e legítima os Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, e este ano, o município de São Lourenço do Sul ofereceu morada a este ato simbólico que faz parte da nossa tradição. A Secretaria da Cultura do Estado se orgulha de acompanhar, incentivar e contribuir para o pleno andamento dos Festejos Farroupilha, pois sua realização age diretamente na auto-estima e na construção da identidade cultural do nosso povo”, destacou a Secretária.

A celebração aconteceu na Fazenda do Sobrado, antiga propriedade da irmã do herói farroupilha Bento Gonçalves. Na cerimônia foi feita uma encenação teatral dos principais momentos da trajetória dos farrapos. O espetáculo contou com a participação do ator gaúcho Werner Schunemann, quem interpretou Bento Gonçalves. O cantor Elton Saldanha encarnou Teixeira Nunes.

Este ano a semana farroupilha tem como tema “Os Farroupilhas e suas Façanhas” e visa relembrar os momentos mais importantes da revolução, como a invasão de Porto Alegre e a tomada de Laguna. O Governo do Rio Grande do Sul, através das estatais Banrisul, Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e Corsan investiu R$ 690 mil reais no evento.

Crédito foto: Antenor Tatsch Junior

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura
(51) 3226 4978 / (51) 8445 6962

Nenhum comentário: