CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Nota Pública da Administração Municipal de Santiago

A Administração Municipal de Santiago, frente ás recentes conseqüências da crise econômica mundial, através da queda de repasses do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, principal sustentáculo econômico de orçamento das prefeituras, bem como as novas regulamentações do Fundeb (Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), em que a educação deixa de receber significativos valores, foi necessária a adoção de um pacote de cortes e redução de despesas.

Á exemplo da esmagadora maioria dos municípios gaúchos, a Administração Municipal decretou economia nas mais diversas áreas administrativas, afim de evitar o descumprimento da lei de Responsabilidade Fiscal no final do exercício de 2009. Somente no mês de julho, houve uma redução de meio milhão no orçamento municipal, com redução de 20% do FPM. No mês de agosto, a Famurs, Federação dos Municípios do Estado, apurou uma queda de 15% no repasse do FPM.

Com o advento do Sistema de Gestão, recentemente implantado, diversas análises, estudos e diagnósticos foram realizados para a melhor e mais responsável tomada de decisão. Combate ao desperdício, estudo do Custo-Educação, redução no consumo de energia elétrica, matérias de consumo, telefonia, combustíveis, diárias, apoio em eventos, horas extras, contratações diversas e antecipação do Horário de Verão com atendimento em turno único a partir de 08 de setembro, são medidas que deverão trazer equilíbrio orçamentário, visando manutenção das obras e serviços em andamento, bem como o pagamento em dia de funcionários e fornecedores. A significativa redução no número de estagiários e a renegociação dos custos destes com a empresa responsável pelo vínculo também somam-se às iniciativas.

A Administração Municipal torna pública sua confiança na superação deste momento, cumprindo suas metas e compromissos, sem se descuidar de sua responsabilidade maior que é atender nossa população com carinho e a seriedade que esta merece, adentrando em um novo ano com suas finanças equilibradas.

Santiago, 02 de setembro de 2009.


JÚLIO CÉSAR VIERO RUIVO
Prefeito Municipal de Santiago

Nenhum comentário: