CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Notícia do Lions Clube de Jaguari

O Lions Clube de Jaguari elaborou o Projeto Acreditando no Futuro - SER (Sentir, Educar e Realizar), visando desenvolver atividades sociais, culturais e desportivas, como o fim de viabilizar que as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade, possam possibilitar a prevenção do uso de drogas e outras substâncias psicoativas, notadamente o abusivo uso de bebidas alcoólicas, mas por igual, buscando-se o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.O projeto tem um cunho relevante para a comunidade infanto-juvenil jaguariense, pois visa oferecer condições de sociabilidade, proteção e visão da cidadania aos participantes, pretendendo transformar as perspectivas e construir uma filosofia de vida baseada na cidadania e no compromisso.
O Lions Clube de Jaguari, juntamente com as entidades parceiras, pretende desenvolver o projeto de forma contínua, mantido com recursos próprios, do COMDICA de Jaguari e Fundo das Penas Pecuniárias da Comarca de Jaguari (PJ Foro VEC), visando atender 100 crianças (de 7 a 11 anos, 11 meses e 20 dias) e 50 adolescentes (12 anos a 17 anos), em turno oposto a escola, em diversas atividades de fomento da cidadania, com ações envolvendo a família e comunidade para prevenção ao uso das drogas.
As ações do projeto serão desenvolvidas na antiga Escola Estadual Severiano de Almeida, que oferece toda a infra-estrutura necessária, como salas, refeitório e quadra de esportes. As atividades serão realizadas em parceria com a rede de atendimento as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Serão desenvolvidas as seguintes atividades: - Atividades Esportivas: futebol, voleibol e judô; - Aulas de violão e violino; - Aulas de dança; - Cursos profissionalizantes de eletricista, encanador, jardinagem, poda de frutíferas, pedreiro, tratador de piscinas, manicure e informática; - Oficinas de teatro, artesanato, culinária, panificação e produtos de limpeza; - Palestras e grupos de trabalho sobre: Boas maneiras, educação alimentar, higiene pessoal e habitacional, drogas ilícitas e lícitas, sexualidade, família, ecologia/meio ambiente, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos e Deveres e Cidadania; - Atividades comunitárias, realizadas nos bairros de conscientização e divulgação dos princípios do projeto; - Dinâmicas de grupo; - Gincanas educativas; e, - Jogos infantis.
Serão parceiros no desenvolvimento do projeto as seguintes entidades: - Poder Judiciário; - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaguari; - Prefeitura Municipal de Jaguari; - Ministério Público Estadual; - Câmara Municipal de Vereadores de Jaguari; - Conselho Tutelar de Jaguari; - Escolas Municipais e Estaduais; - Emater; - Conselho Municipal de Entorpecentes de Jaguari; - Conselho Municipal de Assistência Social; - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaguari; - CTG Invernada do Chapadão; - Brigada Militar; - Polícia Civil; - SUSEPE; - Associação Comercial e Industrial de Jaguari; - Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul; - Universidade Regional Integrada - Campus Santiago; e, - LEO Clube de Jaguari.
O projeto está orçado em R$ 30.000,00, com financiamento da Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social, do Lions Clube de Jaguari, COMDICA e do Fundo das Penas Pecuniárias da Comarca de Jaguari.
Cada atividade ser relatada em planilha própria, com dados do profissional responsável, informações dos participantes, avaliação da atividade e repercussão. Mensalmente, o responsável do projeto, se reunirá com a diretoria do Lions Clube de Jaguari e um representante de cada uma das entidades parceiras, para análise das atividades realizadas, com a elaboração de ata de avaliação da evolução do projeto.
Acredita-se ser o esporte, a música e a dança meios que poderão servir de chamamento natural à criança e ao adolescente, para iniciar este “projeto educativo e cultural de prevenção contra as drogas” o qual denomina-se “Projeto Acreditando no Futuro - SER (Sentir, Educar e Realizar)”.

Nenhum comentário: