CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mônica leal na ExpoSantiago e mais notícias da Secretaria da Cultura

Nesta quinta-feira, 08/10, às 19h30min, a Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal representará a Governadora Yeda Crusius, na cerimônia de abertura da terceira edição da ExpoSantiago, considerada a maior multi-feira do centro-oeste do Rio Grande do Sul. O evento, que acontece de 08 a 12 de outubro, busca desenvolver o agronegócio, o comércio e a indústria de Santiago e região. Além disso, por meio do Festival da Música Crioula, visa fortalecer a cultura e o turismo local.

“A ExpoSantiago juntamente com o Festival da Música Crioula e toda a rica programação já marca o calendário do nosso Estado. Ela mobiliza a região, incentiva os produtores e com uma programação completa mexe com a economia, com o turismo e com a cultura gaúcha. A feira é um exemplo de que, acima de tudo, precisamos lutar por nossos ideais, mesmo frente as adversidades, crises financeiras mundiais ou outros fatores que às vezes podem comprometer a realização de ações e iniciativas que precisam de apoio e incentivo para acontecer. Faço questão de estar presente em projetos como este que engrandecem e enaltecem o Estado do Rio Grande do Sul’, comenta a Secretária Mônica Leal.
......................
MARGS lança projeto de documentação do seu acervo
Nesta quarta-feira, 07/10, às 11h, a Secretária da Cultura, Mônica Leal representou a Governadora Yeda Crusius, na cerimônia de lançamento do projeto de documentação do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa, que é financiada pela Caixa Econômica Federal, busca inventariar e catalogar o acervo do Museu. Com isso, o MARGS é uma das primeiras instituições museológicas a se adequar às normas da lei federal que criou, em janeiro deste ano, o Estatuto Brasileiro de Museus. Também estiveram presentes no evento o superintendente da Caixa Econômica Federal, Valdemir Colla; a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Simone Flores Monteiro; técnicos que serão contratados para conduzir o projeto e a Direção do MARGS, além de outras autoridades do governo estadual.
“O projeto de documentação do acervo do MARGS é o primeiro passo para estarmos alinhados com o Estatuto Brasileiro de Museus. Além disso, atualizar as informações sobre o acervo servirá para identificarmos os pontos fortes e o que ainda precisa ser feito nas diversas áreas da instituição”, explica a Secretária.
Sobre o Estatuto Brasileiro de Museus:
Foi criado, junto com o Instituto Brasileiro de Museus, em janeiro de 2009, através de lei sancionada pelo Governo Federal, com o objetivo de melhor estruturar o setor museológico do país. O estatuto apresenta legislação específica para orientar e auxiliar os museus em suas funções, com normas de conservação e preservação, restauração e segurança dos bens artísticos, e prazo de cinco anos para adaptação. O documento regulamenta a criação de instituições museológicas e a identificação de suas atribuições.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
(51) 3288.7506/ 8445.6962

Nenhum comentário: