CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Secretário Estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, amanhã, em Santiago

O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, estará em Santiago. Berfran estará na Câmara de Vereadores, a partir das 15 horas.
O Secretário estará explanando e implantando o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA) em Santiago e mais 10 municípios. O Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), é o mecanismo que aproxima os órgãos ambientais para a gestão compartilhada das políticas ambientais, em especial dos instrumentos de licenciamento e de fiscalização ambiental.
A descentralização da gestão ambiental visa ao fortalecimento dessas ações governamentais em nível municipal, capacitando os órgãos locais de meio ambiente para a gestão do uso dos recursos naturais e para o controle das fontes poluidoras, exercício do poder de polícia, representado pela expedição de licenças ambientais aos empreendimentos e atividades considerados como de impacto local.
O principal objetivo do SIGA/RS é a mobilização dos municípios que buscam a qualificação junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) para a realização do licenciamento de impacto local, mantendo uma Central de Atendimento que prestada orientações administrativas e jurídicas para a elaboração do processo tendente à verificação da qualificação à gestão ambiental. Atendidos os requisitos previstos em Resoluções do CONSEMA para a qualificação, o processo é submetido ao Conselho Estadual do Meio Ambiente.
O SIGA estará sendo implantado em: Boa Vista do Cadeado, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Ivorá, Capão do Cipó, Nova Esperança do Sul, Santiago, Unistalda, Cerro Branco, Novo Cabrais e Vila Nova do Sul.
A partir das 11 horas acompanho Berfran e sua equipe na Rádio Santiago, inclusive com a participação de Jean Tusi, santiaguense que também integra a equipe de Berfran e que deverá assumir a secretaria interinamente mais uma vez, em função da candidatura de Berfran à Câmara Federal.
As 13h 30min participaremos do Programa Redação 102, na Rádio Verdes Pampas, sendo que teremos almoço no Sindicato Rural de Santiago, as 12 horas.
Em seguida, estou convidado a acompanhar o Secretário até São Borja, Alegrete e Uruguaiana, retornando na sexta-feira à Santiago.

Nenhum comentário: