CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Salão Gaúcho do Turismo

O Salão Gaúcho do Turismo está em sua 5ª edição e é um importante evento promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e acontece em Porto Alegre, anualmente. O ex-secretário de turismo, Sr. Heitor Gularte conseguiu convencer os integrantes do Fórum Estadual de Turismo a interiorizarem o evento. Sendo assim, pela 1ª vez o Salão realizar-se-á na cidade de Caxias do Sul, com possibilidade de acontecer em Santa Maria na próxima edição.
Nesse evento, o Rio Grande do Sul tem a oportunidade de apresentar o seu potencial turístico. Serão quatro dias de atividades intensas, sendo a abertura oficial no dia 18 de março de 2010, às 19h30min com a presença da Governadora do RS, Yeda Rorato Crusius e do Secretário de Estado do Turismo José Sperotto. Nos outros três dias haverá exposição de produtos turísticos, produtos coloniais, artesanato e apresentações artísticas, tudo isso no Parque de Exposições da Festa da Uva, que terminou nesse final de semana e estará livre para receber o evento.
O evento é todo pago pelo Governo do Estado. Os estandes são fornecidos já montados e mobiliados e as regiões turísticas não precisam pagar nada por ele. Cada região terá seu espaço e o Caminho das Origens estará junto ao estande da Região Central. Para representar a região, dividimos custos entre as entidades para que nenhuma se sobrecarregue: as agências de viagens receptivas entrarão com transporte e confecção de sacolas de divulgação da região. A AMCENTRO emprestará equipamentos eletrônicos, banners e material de divulgação e o Consórcio Caminho das Origens pagará um transporte que levará secretários, prefeitos, imprensa e atrações culturais da região.
O evento é aberto ao público em geral e a entrada é um quilo de alimento não perecível. Lá, o turista tem a oportunidade de circular por uma exposição com os atrativos de 23 microrregiões turísticas gaúchas, conhecendo e obtendo informações sobre o Rio Grande do Sul, além de espaços voltados ao turismo de aventura, turismo rural e ecoturismo. Haverá também o Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários Municipais de Turismo do qual nossa região irá participar.
“Este é o mais importante evento de promoção e divulgação do produto turístico gaúcho, reunirá o que há de melhor em cada uma das regiões e de todo segmento turístico do Rio Grande do Sul. É a oportunidade ideal para despertarmos nossa consciência turística e nos prepararmos, com qualificação, para as oportunidades geradas pela Copa de 2014. As regiões que investirem em bons projetos terão o retorno durante a Copa”, destaca o secretário de estado do turismo, esporte e lazer, José Sperotto.
Mais importante do que divulgação é a troca de experiência e a integração com outros municípios do estado com as mesmas dificuldades e carências que os nossos, e isso o evento proporciona muito bem. Temos cases de produtos turísticos de sucesso que serão apresentados por municípios que não tem a fama de Gramado e Canela, mas que recebem inúmeros visitantes também. E esses novos conhecimentos irão fazer a visita valer à pena.
Mônica Vargas
Gestora de Turismo
Prefeitura de Santiago - RS
Terra dos Poetas

Nenhum comentário: