CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um desgaste político precipitado e que trará consequências graves

Acabei de chegar de São Francisco de Assis, onde por lá encontrei meu amigo Décio Loureiro, futuro candidato à vereador em Santiago.
>
Chego e no início da madrugada deste domingo, faço uma retomada de todos os acontecimentos mais recentes no Município de Jaguari e faço algumas análises "cruas" do momento político e de um futuro próximo. Esta pequena análise, é sem nenhuma paixão, trabalhando com evidências e fatos que embora sejam negados, são verdadeiros.
>
Desde que assumiu o Município de Jaguari, em janeiro de 2009, logo no início, o PMDB, fez o maior estardalhaço, espalhando para todos os lados um lamaçal de denúncias e de lá para cá uma busca incessante de desqualificar a administração do ex-prefeito Ivo Patias, que havera sido escolhido pelo povo com uma diferença esmagadora, histórica, sobre o atual vereador e líder do PMDB, Eudo Tâmbara, alcançando 1955 votos de diferença.
>
Para quem está assistindo de fora, a idéia que fica é de que a Administração Municipal, montou um verdadeiro esquema para desqualificar os benefícios que o Ivo, como gestor, trouxe para a comunidade jaguariense que o idolatra (e isso é inegável, ao menos pelos não apaixonados), tudo em receio da volta do nome do Ivo à escolha do povo. Ao menos, percebemos que tudo no Governo Ivo estava errado e que agora tudo está certo, na linguagem atual.
>
Passada a onda de denuncismo, após pouco mais de dois anos, o ex-prefeito começa a voltar ao cenário político, respondendo à processos, livrando-se de alguns, perdendo outros, todos com direito a recurso o que lhes proporcionará tempo hábil para concorrer em julho de 2012, sempre com a mesma personalidade e com um carisma, popularidade e paixão do povo, cada vez maior, o que incomoda o Poder atual.
>
Por outro lado, acontece um desgaste político precipitado, pois depois de tudo que apontei, desde o início, eles vivem a fazer comparações entre um governo e outro. Ora, ora, mas isso não lhes cabe a incumbência de fazê-la. Quem vai comparar os dois governos de Ivo Patias e o PP, com o João Mário e o PT são os eleitores, a comunidade jaguariense. Tais comparações vem como um deboche à inteligência dos eleitores que é quem vão julgar se querem que continue como está ou que volte o PDT e o PP com seu jeito de governar.
>
Por que trará consequências graves? Com essa onda de ataques e comparações precipitadas, os dois partidos que agora assistem de "fora", começam a alertar a população que enquanto a administração atual preocupa-se em denegrir a imagem do Ivo e do PP, esquece-se de governar e realizar o desejo daqueles que lhes confiaram o poder. Embora haja certa resistência de setores do PP jaguariense, quanto à coligação com o PDT, tenho certeza de que haverá um cencenso entre ambos e jamais deixarão de buscar juntos a retomada do poder. Eu não tenho dúvidas que o deputado Chicão vai, politicamente, intervir na eleição municipal e certamente será um diferencial de peso, reafirmando que mesmo que o acordo seja mantido e que o PP venha compor a chapa apresentando o candidato a vice, haverá intervenção do deputado, estabelecendo-se como um divisor, aparando arestas.
>
A eleição em Jaguari, hoje, parece ter rumo certo. Mantendo-se a coligação entre PDT e PP, o que é o mais provável, dificilmente perderão esse espaço que hoje está aberto, por um desgaste precipitado e uma inversão de papéis, entre a atual administração e o povo, que é quem compara, julga e VOTA.
>
A todos, um bom domingo.

Nenhum comentário: