CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

segunda-feira, 21 de março de 2011

ELES SÓ QUEREM SACIAR A SEDE


Acompanhado do ex-vereador e presidente do Legislativo Jaguariense, empresário Wolmar Picoli, a reportagem do Jornal Correio Regional, esteve visitando famílias no interior de Jaguari.
Na localidade de Comunidade Mangueirinha, a reportagem reuniu várias famílias, onde ouviu tristes relatos de famílias que estão praticamente abandonadas pelo Poder Público Municipal. Até a chegada ao local, os primeiros obstáculos encontrados, trechos com mato quase fechado, embora haja linha de transporte escolar passando pelo local.

Na Comunidade, muitas dificuldades, famílias humilhadas, pois sequer conseguem oferecer um copo de água potável para o consumo humano. O problema da falta de água na Comunidade da Mangueirinha vem sendo enfrentado há mais de dois anos, já que a atual administração nada, ou muito pouco fez para resolução do problema. Cerca de 20 famílias chegam a percorrer 5 quilômetros, improvisando da maneira mais conveniente, em baldes, tonéis, reboques e carretas de boi buscando água para beber.

“Estamos tomando uma água péssima, sem qualquer condição”, diz o morador, com os olhos marejados d’água. “Não podemos continuar tomando essa água suja, não é potável e a qualquer momento pode nos trazer sérias doenças”, completa.

O que diz o Executivo
Segundo os moradores da Comunidade da Mangueirinha, o executivo ao ser procurado, já que não visita as pessoas prejudicas pela falta de água, diz que a comunidade precisa ter paciência, o que já se “esgotou” pelo tempo que esperam, afirmando ainda aos moradores que água tem e que dependem da distribuidora de energia para adaptação da rede. Segundo os munícipes a rede de energia, passa a poucos metros do poço perfurado e metros de cabo e um transformador resolve os seus problemas.

Finalizando, concluímos que o povo não pode mais esperar, está muito sofrido e não tem mais força para prosseguir na sua produção e sustento, com esse total descaso. “Só queremos é água para beber, nada mais, pois não somos os vadios que fomos chamados por uma liderança política”, conclui um morador.

Administração anterior deixou água nas torneiras
Segundo o ex-prefeito Ivo Patias, ao ser indagado, no final do seu mandato já existiam problemas no abastecimento, porém nunca ficou mais de dois dias sem água potável nas torneiras e que existem muitos recursos federais empregados e que é um compromisso legal abastecer de água essa Comunidade.

Estradas precisam de atenção
Uma das reivindicações dos moradores das proximidades é uma atenção especial por parte do executivo para com as estradas. A principal carência é a limpeza do acostamento, dos córregos e a limpeza dos galhos que em alguns pontos quase obstruem a passagem dos veículos, assim como do transporte escolar, conforme registro fotográfico da reportagem.

.............
NOTA DO BLOG: Aí está a matéria prometida pelo blog. Esta matéria estampou a capa do nosso Jornal Correio Regional da última sexta-feira e atendendo a muitos pedidos estou reproduzindo-a na íntegra. Foi uma das matérias mais importantes e gratificantes que eu já fiz, e sinto-me muito bem em estar ajudando as pessoas dessa comunidade da região, pois estão vivendo em uma situação precária, há mais de dois eles não têm água potável nas torneiras. Sabemos a falta que sentimos quando ficamos por poucas horas sem água, imagina viver anos sem a mesma. Emocionei-me muito fazendo essa matéria, ouvindo o relato daquele povo sofrido.

Aqueles que não tiveram o previlégio de ler o nosso Jornal, aí está a matéria, podem conhecer ao conteúdo, assim talvez evita de mais gente de Jaguari vir buscar o seu exemplar. Se querem um exemplar para me denunciar, nem se preocupem, os órgãos competentes já foram acionados e já detém um exemplar.

Chamou-me atenção que o vereador, Presidente do Legislativo Jaguariense, mora a poucos metros de uma das casas atingidas pelo problema, porém ele tem um poço na sua propriedade, não enfrenta o problema, entretanto, não pode compartilhar da água pois seu poço irá secar, segundo os moradores. Que coisa!

Espero poder contribuir com esse povo e conforme foi falado em programa de rádio no sábado passado em Jaguari, tomara que o problema seja resolvido, o nosso objetivo é esse.

Nenhum comentário: