CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Cartório Eleitoral esclarece a verdade

Leonardo
A questão do candidatos com contas desaprovadas esta dando bastante o que falar, para que não fique nenhuma dúvida sobre o que é informação de responsabilidade do cartório eleitoral e o que é de interpretação de orgãos de imprensa solicito que tu publique, até como contra-ponto, o que segue:

-------------------------------------------------------------------------------
Integra do Email enviado aos responsáveis pelo blog Nova Pauta e Jornal Expresso Ilustrado no dia 14/03/12:
*"Caros João e Denilson,

No ultimo domingo fui entrevistado pelo Jones na Rádio Santiago sobre o andamento do processo eleitoral, etc...

Após esta entrevista, vocês divulgaram aí no blog do Nova Pauta, a seguinte informação:/*

"Ficha suja

Conforme o cartório eleitoral de Santiago, pode chegar a 30 o número de candidatos com problemas com a lei da ficha limpa, a maioria deles, apontada na prestação de contas da campanha de 2008. Cita-se o prefeito cipoense Osvaldo Froner, o ex-candidato a prefeito de Santiago, Sandro Palma, entre outros.



*Eles só poderão concorrer se reverter a situação mediante recurso no Supremo Tribunal Eleitoral."


Em absoluto isso é verdade ou foi afirmado por mim na entrevista.

Uma coisa é a lei da ficha limpa, que  impede a candidatura de  quem foi julgado por um colegiado em questões criminais, julgamento de contas (de prefeituras, etc..) pelo TCE, etc... ou seja, a lei da ficha limpa NÃO TEM NADA A VER com os processos de julgamento de contas de campanha pela Justiça Eleitoral, o que são processos administrativos, e PODEM  levar a um processo de cassação (este sim de captação e gasto ilícitos de recursos - como foi o caso do Sr. Moises em Unistalda) do diploma ou PODEM impedir a candidatura.

O que eu falei sim na entrevista foi que em 2008 tivemos mais de 30 candidatos com contas desaprovadas ou julgadas não-prestadas, e que isso de acordo com o novo entendimento do TSE, poderá impedir as suas candidaturas, MAS QUE NADA ESTAVA DEFINIDO AINDA. Estas pessoas, inclusive o Sr. Froner, Sandro Palma e Sergio Seifert só saberão se poderão ser candidatos quando o TSE esclarecer para quando vale o novo entendimento ou quando o juiz eleitoral apreciar o seu processo de registro de candidatura, coisas que ainda não ocorreram.

Solicito que seja feita a devida correção, pois estamos recebendo muitos questionamentos baseados no que o blog divulgou como sendo uma afirmação do chefe de cartório.

Grato pela atenção me coloco a sua disposição para maiores esclarecimentos,

Gidião B. Damian
Chefe de Cartório da 44ª ZE"*
-----------------------------------------------------------------------
Por último, sugiro aos pré-candidatos que gastem mais tempo lendo a legislação e menos tempo reclamando da Justiça Eleitoral.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que falta de ética do J L, heim?

Qual seria o objetivo dele em distorcer os fatos?

Porque ele publicou a manifestação do servidor do cartório eleitoral só depois que saiu no teu e nos outros blogs?

Anônimo disse...

nem vejo como falta de etica e sim de ma fé se valendo do poder da imprensa para atingir pessoas

Anônimo disse...

É como dizia o meu avô daqui de Manoel Viana: esse teve de engolir o maneador.

Anônimo disse...

JUIZ ELEITORAL ESCLARECE A VERDADE.

LEONARDO:

Depois que o Chefe do Cartório Eleitoral esclareceu a verdade a respeito da suposta inelegibilidade do prefeito OSVALDO FRONER, levantada através do blog NOVA PAUTA e do jornal O EXPRESSO, eis que hoje pela manhã,em entrevista concedida a Rádio Santiago, o JUIZ ELEITORAL dr RAFAEL PEIXOTO, abordando o mesmo assunto, negou seja FRONER portador da chamada ficha suja.

Ouvimos aqui no Capão do Cipó as ponderadas declarações do digno magistrado que desmentem totalmente o que fora publicado no blog e no jornal acima citados.

Um abraço destes cipoenses que amam a verdade.