CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Promotor pedirá a cassação de prefeito eleito em Triunfo, RS

Responsável pelas investigações que apuram a compra de votos nas eleições de Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o promotor eleitoral Luciano Gallicchio pedirá a cassação das candidaturas do prefeito eleito, Marcelo Essvein (PDT), o Marcelinho, e de pelo menos quatro candidatos a vereador da cidade, três deles eleitos.

“Os elementos que a gente colheu até o momento dão indícios fortíssimos de que houve uso da máquina pública, abuso de poder político e econômico. Estou convencido, mesmo antes do término das investigações, que houve compra de votos em larga escala. Não foi uma compra isolada. Foi uma pratica intensiva na cidade”, afirma o promotor Gallicchio.

Se for comprovado que houve corrupção eleitoral, todos os envolvidos na prática ilegal poderão ser cassados e se tornarem inelegíveis por oito anos. 

De acordo com o Ministério Público, se as denúncias forem comprovadas pode haver uma nova eleição no município. “Havendo a cassação dessas pessoas, sempre que elas tiverem mais de 50% dos votos válidos, a possibilidade de nova eleição existe quando o Superior Tribunal Eleitoral confirmar a cassação do registro de diplomas”, explica o promotor eleitoral Rodrigo López Zilio.

FONTE: G1, editado pelo blog.

Nenhum comentário: