CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

PADRE NELSON FRIEDRICH: Aos 93 anos, faleceu o "Papa" jaguariense

Eu e o Padre Nelson.
Faleceu hoje em Jaguari, aos 93 anos o Padre Nelson Friedrich. Adotado como filho pelos jaguarienses tem uma linda história de vida na comunidade. Na edição do dia 15 de fevereiro deste ano fizemos uma matéria para o Jornal CORREIO REGIONAL a qual estampou a capa, contando um pouco da história do Padre Nelson. Talvez a última grande homenagem ao Padre a quem o seu amigo Ivo Patias, bem como centenas de jaguarienses considerava-o como o "Papa".

Capa do Jornal CORREIO REGIONAL.
A seguir, para quem não leu e a matéria, reproduzo ela na íntegra:

A reportagem do CORREIO REGIONAL esteve conversando com o Padre Nelson Friedrich que há 56 anos vive em Jaguari onde foi pároco até 2005 e hoje é pároco Emérito.  Acompanhe:
Sua história
            Nelson Friedrich é natural de Agudo, nasceu em 27 de abril de 1919, filho de Rodolfo Friedrich e Meta Seibel Friedrich viveu na sua cidade natal até 1925 sendo que após junto com a família rumou para Ijuí aos 6 anos. Após formado, com 23 anos, em 1942 assumiu a sua primeira Paróquia em Arroio do Tigre, sendo que depois ainda passou pelas paróquias de Santa Maria e Chapada antes de chegar em Jaguari. O Padre Nelson que mesmo de batina sempre gostou de jogar futebol, é torcedor do Grêmio.
A chegada em Jaguari
            No primeiro dia de fevereiro de 1957 o trem trouxe para Jaguari o passageiro ilustre que nunca houvera de deixar a comunidade pela qual se apaixonou e dedicou a sua vida. No domingo próximo, dia 3 de fevereiro de 1957 ele foi empossado como pároco de Jaguari, onde permaneceu até o dia 13 de fevereiro de 2005 quando assumiu o Padre Antonio Tadielo Taschetto, atual pároco. Conta o Padre que logo que chegou em Jaguari a sua maior preocupação era que as pessoas se sentissem bem e que tivessem sempre um líder, sendo que a sua obra espiritual foi sempre pregar a manifestação de fé no coração do povo.  Logo que chegou ele deu início a um cadastro da comunidade, obtendo um controle de todas as famílias que residiam no município, o que até hoje tem guardado com orgulho. Foi incentivador e ajudou a comunidade adquirir vacas holandesas que produziam leite para as famílias, estas vindas de trem de Ijuí. Padre Nelson sempre teve uma visão empreendedora e acabou ficando em Jaguari porque não havia tempo para pensar em sair, estava sempre envolvido em alguma construção, pois foram muitas obras entregues a comunidade. Conta que os seus primeiros contatos quando da sua chegada em Jaguari foi com Gentil e Marlene Campara.

Em 2011 quando comemorou seus 92 anos. Completaria 94 anos no próximo dia 27 de abril.
As suas realizações
            Por onde passou antes de chegar em Jaguari, o Padre Nelson deixou sua marca, afora suas obras espirituais também são dezenas de obras físicas volumosas e que até hoje servem à comunidade. Quando passou por Santa Maria iniciou a construção da Igreja do Rosário e em Chapada construiu um hospital.
            Em Jaguari antes mesmo das grandes obras do Poder Público, lideradas por Padre Nelson nasceram grandes obras no Município, como o Salão Paroquial que foi palco do primeiro Grito do Nativismo, evento tradicional na região, embora hoje muito limitado e sem incentivo do Poder Público.
O Padre cita como as principais obras:
- Reforma e ampliação da Igreja Matriz (a maior obra na sua concepção);
- Construção do Salão Paroquial;
- A construção do Asilo do Município;
- Construção da Igreja Canônica.
Além de ter lecionado Religião na Escola São José também ajudou na criação da Associação Rural, bem como foi idealizador da Biblioteca Municipal e símbolo na construção do Hospital e de dezenas de capelas no Município as quais visitava no interior em um Ford 29 emprestado por José Sesti.

Igreja Matriz, onde o Padre será velado.
Batizados e casamentos
No dia 20 de dezembro de 2012 o Padre Nelson completou 70 anos como padre e evidente que nessa trajetória realizou centenas de batizados e casamentos. Em Jaguari, o primeiro batizado conduzido por ele foi em 02 de fevereiro de 1957, batizando Nelsi Terezinha Tadielo Ambrós. Já o primeiro casamento na cidade conduzido pelo pároco foi do casal: Domingos Balão e Rosa Gomes no dia 12 de fevereiro de 1957.
Casamento histórico
            Em 25 de junho de 2008 o Padre Nelson realizou um casamento inusitado e que ganhou a mídia estadual. Porfírio da Rosa, 63 anos casou-se com a Tereza de Oliveira, 72 anos, porém o fato inusitado é que ambos são habitantes do Asilo construído por ele e que foi o próprio palco para o casamento. 

Seu busto no Asilo.
 A renúncia do Papa
            Quanto à renúncia anunciada pelo Papa Bento XVI ele entende que o Papa, devido à imensidão do seu trabalho se exauriu de tanto trabalhar pelo Vaticano e pela Igreja aliado à sua idade avançada, por isto a sua renúncia.
A tragédia em Santa Maria
            Sobre a tragédia em Santa Maria na boate Kiss ele lamentou pelos jovens que procuravam diversão e infelizmente quem construiu o local da boate não tomou as precauções devidas faltou cuidar mais daquela juventude. Aos familiares deixou uma mensagem dizendo que a única maneira de se consolar é confiar em Deus nosso Senhor que ele deu a vida e ele reje.

Padre Nelson em fevereiro, já com a saúde debilitada.
A casa paroquial
            O Padre faz questão de falar sobre a construção da Casa Paroquial que em 1989 ficou pronta e conta que hospedou Bispos como: Dom Hélio, Dom Vitor Sartori, Dom Ivo, Dom Antonio e Dom Cervílio.
Alunos jaguarienses
            No Colégio Santa Maria onde o Padre Nelson foi Capelão teve alunos jaguarienses, sendo: Gentil Campara, Daniel Lena Marchiori e Eudo Giacomeli.
Colaboradores
            Algumas pessoas da comunidade jaguariense colaboraram com a busca de dados para realização desta matéria e cabe ressaltar o empenho de Ivo Patias, Auri Fava, Eti Giacomeli e Marlene Campara, entre outros. Nem todos os dados foram possíveis comprovar com exatidão e o desenvolvimento desta matéria se deu graças à colaboração destas pessoas, dentre outras.

Ivo Patias, grande amigo do Padre Nelson e o amigo Auri Fava.

PADRE ANTÔNIO TASCHETO

O Padre Antonio Tadielo Tascheto, atual pároco também deixou sua opinião em relação a sucessão ao Padre Nelson. Acompanhe:
            Como o senhor avalia a sucessão como Pároco, posterior ao trabalho de décadas do Padre Nelson?

            Na verdade, na missão da Igreja ninguém substitui ninguém. Cada um tem uma missão específica dada por Deus. A obra é de Deus, nós somos apenas instrumentos em suas mãos. O padre não deve se considerar dono da Paróquia, ela pertence a uma Diocese que tem por sua vez uma coordenação administrativa e pastoral. Com esta missão é que aqui cheguei em 2003, deixando com saudade a Paróquia de Mata para trabalhar como vigário paroquial até 13 de Fevereiro de 2005, quando o Sr. Bispo Dom Hélio Adelar Ruber me nomeou pároco da minha terra natal. Nunca imaginei de um dia trabalhar na minha terra natal, onde desde 1957 foi Pároco o Padre Nelson Friedrich, imprimindo a sua marca na vida deste povo, com espírito empreendedor e arrojado. Com todo esse tempo se criou um ritmo e uma tradição em torno dele. É bom lembrar que aqui sempre houve outros bons padres trabalhando como vigários paroquiais em curtos períodos. Uns muito tempo, outros pouco tempo. Após 8 anos de Pároco posso dizer que foi uma experiência não tão fácil. Procurei ser fiel a minha missão ao evangelho e a Igreja Diocesana, procurando trabalhar em sintonia com o seu plano pastoral, ouvindo e vendo a realidade local, procurando fazer milagres na minha terra natal.
 

Nenhum comentário: