CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outubro Rosa em Santiago é um show!

Em frente a Prefeitura Municipal.
É um movimento comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.
No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Nos anos seguintes outros pontos turísticos foram iluminados de rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de Santos, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, entre outros. Hoje, diversas ações e eventos marcam o mês.
No município de Santiago, o movimento iniciou a partir de uma iniciativa de algumas ações no serviço do Centro Materno Infantil, no ano de 2009. Hoje, faz parte do calendário oficial do município, envolvendo não só todos os serviços de saúde da Prefeitura, como também a comunidade em geral, empresas, escolas, instituições...
A programação para o outubro rosa começa a ser articulada já no início do ano, visto que o movimento busca envolver no mês de outubro o maior número de parceiros para debaterem sobre o mesmo assunto, ou seja, Prevenção ao Câncer de Mama.
Busca-se neste mês, através da cor rosa, sensibilizar as pessoas quanto a importância do tema.
No Centro Materno Infantil serão realizadas campanhas educativas em dias alternados, com distribuição de folders e colagem de adesivos em pontos estratégicos de maior movimento de carros e pessoas. Está sendo organizado para o dia 19 de outubro de 2013 um coquetel com palestra ministrada pelo médico mastologista Dr. João Ethur, residente em Santa Maria e que abordará o tema Prevenção do Câncer de Mama. Também, dispensação de exames de mamografia, ação esta, que acontece mensalmente durante o ano todo (são dispensadas, em média, de 50 a 80 exames/mês a mulheres com mais de 40 anos).
As escolas municipais, estaduais e particulares, universidades, quartéis, estão sensibilizados através de ofícios para articularem ações com a sua comunidade.
As Estratégias de Saúde da Família realizarão ações em seus territórios durante o mês de outubro.
Há anos existe uma parceria com o Centro Empresarial de Santiago (CES), para articulação com todas as empresas e comércio em geral.

Nenhum comentário: