CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sobre chuvas e alagamentos em Santiago

Eu recebi do meu amigo Arami Fumaco algumas fotos registradas por ele sobre uma situação que havíamos conversado, os alagamentos em Santiago. 

Logo depois daquela chuvarada da semana passada quando houveram alagamentos no centro e alguns bairros da cidade, a internet foi invadida de comentários maldosos em que responsabilizavam o executivo municipal, seja em comunidades no facebook e blog (aliás comentários que sempre partem dos mesmo) e de imediato contestei essa (i)responsabilidade. 

Ontem também saí para a rua no horário da chuva e constatei nessas bocas de lobo que tem uma grade cobrindo-as uma, infinidade de papéis (papelão), sacolas plásticas, garrafinhas pet, copos de sorvete, entre tantos outros. 



Aliado a isso, um grande número de folhas vai se acumulando nas bocas de lobo e ainda vai descendo e entupindo-os. No dia do alagamento que aconteceu em frente a Casa da Amizade/Aes Sul, quem não lembra que há pouco tempo foi aberto um poço artesiano ali e a sujeira (barro) foi lavado de lava-jato e para onde foram esses dejetos? bocas de lobo. É só um exemplo.

Portanto, em primeiro lugar, devemos fazer a nossa parte, devemos nos conscientizar que não dá para largar o lixo na rua, os papéis do picolé, o copinho do sorvete, a sacolinha plástica, etc... nós não estamos fazendo nossa parte, assim estamos contribuindo com os alagamentos.

Claro, por outro lado, talvez a prefeitura deve mesmo estudar a colocação de mais lixeiras, ao menos aqui no Centro e também fazer um levantamento desses alagamentos que se deram nos bairros e obviamente procurar saná-los. 

Mas lembramo-nos, de nada vai adiantar ter duas lixeiras por quadras se continuarmos a jogar o lixo no chão.

As imagens:


 

Nenhum comentário: