CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Campanha de vacinação contra a gripe está em pleno andamento em Santiago. Saiba onde se imunizar


A campanha de vacinação contra a gripe está em pleno andamento em Santiago. A vacinação vai até o dia 22 de maio, sendo que no dia 9 de maio acontecerá uma mobilização nacional.

Em Santiago, estarão envolvidas neste trabalho as unidades básicas de saúde para imunizar crianças menores de 6 meses a menores de 5 anos (total 2.518), gestantes (total de 440), adultos com 60 anos ou mais (8044), puérperas (72),  trabalhadores de saúde (1904) e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis; (doenças respiratórias crônicas, doença cardíaca crônica, renal, hepática, neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Para este grupo (total de 6.962), é preciso comprovante ou receita médica que informe que a pessoa pertença ao grupo de risco priorizado. A meta da Secretaria da Saúde é de vacinar ao menos 80% do público-alvo, que totaliza 19.940 pessoas.

Atendimento
As pessoas podem se vacinar nas unidades de ESF e também no Centro Materno Infantil.

Transmissão
O RS o estado já apresenta dois casos de influenza do tipo B. Um em Canoas e outro em Santa Cruz do Sul. O vírus é de elevada transmissibilidade e distribuição global, tende a disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar. Tossir, espirrar ou pelas mão, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacinação mostra-se com uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

As vacinas que serão utilizadas contem antígenos contra 3 cepas de influenza; A(H1N1);A (H3N2) e B. ação tem contribuído na redução da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas, tais como doenças cardiovasculares; AVC, renais, diabetes, pneumonias, DPOC entre outras.

FONTE: Rádio Santiago.

Nenhum comentário: