CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

URI está entre as instituições classificadas para ter curso de Medicina


A URI Erechim teve sua proposta classificada para ofertar o curso de medicina na primeira fase do programa Mais Médicos. A lista com os 39 municípios selecionados no país foi divulgada na quarta-feira (8).
De acordo com o interlocutor do município com o MEC, Jackson Arpini, após pré-seleção e apresentação de eventuais recursos, o nome da instituição escolhida para sediar o curso será divulgado em 24 de junho. Conforme ele, toda a documentação necessária já está em posse do MEC e o processo de seleção já está em andamento.

Conforme o reitor Luiz Mario Spinelli, a inclusão da URI entre as instituições que pleiteiam abrigar o curso de medicina em Erechim, foi uma vitória de todos, desde a Fundação Regional Integrada (FuRI) – mantenedora da instituição – passando pelo empenho do campus de Erechim e de autoridades do município. De acordo com ele, a inclusão de universidades comunitárias na lista é também uma vitória e um reconhecimento ao trabalho qualificado que vem sendo desempenhando há anos no Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, além de Erechim, também foram selecionados os municípios de Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo. 

Seleção segue critérios rigorosos 

A classificação das propostas segue critérios de pontuação definidos em edital. Ao todo, 216 propostas foram inscritas. Dessas, 203 foram classificadas e 13 não foram admitidas por descumprirem os requisitos.
Segundo o edital, cada município pode ter até cinco propostas classificadas, após análise da experiência regulatória das instituições de ensino superior que se candidataram a ofertar os cursos. Essa análise considera, entre outros aspectos, indicadores como o índice geral de cursos (IGC) e o conceito preliminar de curso (CPC), além de processos de supervisão e se a instituição já ofertou cursos de medicina ou não. A próxima etapa consiste na análise da qualidade e pertinência das propostas por uma comissão de especialistas designada pelo Ministério da Educação.
Dentre os critérios considerados pelo MEC para fins de avaliação está o projeto pedagógico do curso, a docência, infraestrutura da educação superior, plano de contrapartida da IES para com o SUS, plano de implantação de residência médica e plano de oferta de bolsas de estudos aos alunos.

Sonaira Canterle - Jornalista URI - Câmpus de Santiago

Nenhum comentário: