CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Jaguari: DAER diz que a ponte é de responsabilidade do Município

Foto: Jornal A Razão.
Segundo a assessoria de imprensa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a ponte Júlio de Castilhos, que desabou em Jaguari, é de plena responsabilidade do município, destacando que ela fica na zona urbana e que o órgão estadual não possui convênio para intervir junto à estrutura. Foi informado também que uma equipe do Daer esteve ontem em Jaguari para se certificar quanto à responsabilidade pela ponte e comprovou que ela não pertence à jurisdição da autarquia.
No final da tarde o Daer emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto. Nela é reafirmado que a ponte Júlio de Castilhos não está sob a jurisdição da Departamento e sim da Prefeitura de Jaguari. Portanto, a manutenção do trecho, assim como a fiscalização dos veículos que transitam nela, é de responsabilidade do município.
Acompanhe a Nota:
"Nota de esclarecimento: queda de ponte em Jaguari
segunda-feira, 01/06/2015 - 17h02

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) esclarece que a ponte Júlio de Castilhos não está sob a jurisdição da Autarquia e sim da Prefeitura Municipal de Jaguari. Portanto, a manutenção do trecho, assim como a fiscalização dos veículos que transitam pela nele, é de responsabilidade do município.


O Daer reforça, ainda, que realiza, por meio de suas superintendências regionais, vistorias periódicas em toda a sua malha viária, incluindo pontes e viadutos sob sua jurisdição. Esse serviço recebe o apoio da Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA), de Porto Alegre.

Atualmente, existem 851 obras de arte especiais sob a responsabilidade do Daer no Rio Grande do Sul. Quando há risco à segurança, os engenheiros das 17 superintendências regionais acionam a SOA e, se necessário, interditam a ponte, providenciando a sua manutenção. Em paralelo, a comunidade é informada da situação e do desvio que pode usar na respectiva rodovia.

O Daer reforça, ainda, que o transporte de Combinação de Veículos de Cargas (CVC), como os bitrens, deve ser restrito a rodovias construídas para suportar grande fluxo de veículos. O tráfego de CVCs em pontes de ferro e outras estruturas menores está desautorizado pela autarquia nas estradas de sua responsabilidade e é desaconselhado pela mesma em vias municipais, tendo em vista o grande risco que isso representa para todos.".

Nenhum comentário: