CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Enquanto uns tentam, outros criticam e se acham

Senhores e Senhoras. Inicio falando sobre a estátua de Aureliano de Figueiredo Pinto na Rua dos Poetas que apareceu quebrada. Soube do fato, agora a pouco pela Rádio Santiago, imediatamente vim ao blog protestar contra esse ato, porém para minha surpresa, li no blog do amigo Julio Prates, que teve gente que já andou batendo com a língua nos dentes, falando que os blogueiros haviam se calado, sobre o fato. Que idiotice isso! Porque os blogueiros iriam se calar perante ao fato? qual razão?
-----------------------
Enquanto nos reunimos, para falar em cultura tem alguns "poetas" que resolvem criticar e agir contra nossas idéias, vocês já repararam? tem "poetas" de Santiago, que após fazerem suas poesias, versos com rima, intitulam-se poetas e querem a qualquer preço estarem no rol de grandes poetas santiaguenses, porém o caminho não é esse. Melhor estudar um pouco mais de cultura e trabalhar para que um dia seu nome esteja na galeria de grandes poetas santiaguenses. OBS 1: não estou dizendo que sei tudo sobre cultura, pois sei o mínimo, quase nada, apenas penso que deveríamos diversificar um pouco mais a nossa cultura, mostrando à sociedade que não é só dizer versos, escrever poesias e recitá-las.
OBS 2: não quero desmerecer quem escreve versos, poemas, contos, etc... admiro quem escreve, isso é um dom, que com o passar do tempo o tranformará em um grande poeta ou não.
-----------------------
Quanto as pessoas que criticam os elogios que a blogosfera tem elevado a Mônica Leal, isso é normal. Mônica Leal é uma pessoa extremamente inteligente, dedicada, gosta de gente e faz de tudo para manifestar e apresentar ao povo gaúcho a diversificação da cultura, manifestando-a de diferentes formas, ritimos e cores. Adimiro muito a Secretária de Cultura Mônica Leal, conversei com ela alguns minutos, há uns dois anos, um pouco menos, no Círculo Militar de Santiago e a primeira impressão que tive dela foi maravilhosa.
----------------------
Estou disposto a colaborar com essa turma, que quer diversificar a cultura santiaguense, mesmo com muito pouco que sei, tenho a certeza que posso colaborar para fazermos uma nova era na cultura santiaguense e quem sabe despertar à sociedade para esses novos poetas que estão surgindo e até mesmo os que já tem estrada.

14 comentários:

Anônimo disse...

pois é, mas o Froilan se acha acima dos demais mortais, só falta ele usar aquelas roupas ridiculas da ABL

Márcio Brasil disse...

Oi, Leonardo. É isso aí, amigo. Importante que Santiago crie uma Secretaria de Cultura. E sobre essa questão aí do monumento, teria sido um borracho que bateu nela e derrubou. Legal tua opinião. É isso aí! Forte abraço!!

Anônimo disse...

O marcio tá querendo uma secretaria para ele. ele e o prates estaum fazendo u movimento para o marcio arrumar emprego. o cassal lançou o nome dele como cobra mandada. e eu que achei que esse era um movimento realmente pra valoriza a cultura. agora me caiu a moeda e vi que naum era nada disso. querem uma sec para o marci arruma emprego e taum usando o pessoal da cultura. essa reuniao de sexta já nasceu morta, to pedindo que niguem va lá. porque é so um jogo e tá tudo certo pro brasil assumir a secretaria, ele quer a tal secretaria. só que naum conhece no pp pode comprar esse sujeito. quem não sabe que ele foi chefe da camara do Sandro e tapou tudo o que sandro fez? depois foi do quinho e por pressao do expresso foi tambem do Cogo e foi um ano de perseguiçao que ele o rodrigo fizeram contra o PP, contra prefeitura e contra os vereadores do PP. e é bom lembrar que ele também botou no prates, tava todo dele e quando ele viu que a candidatuta do prates naufragou ele saltou fora aderiu ao ruivo de oportunista porque viu que o ruivo ia ganhar. sera que o prates não sabe dos deboches qe ele escreveu contra ele na campanha? e depois da campanha, o prates que vive dizendo que ele é bom, o melhor contista, será que ele não leu as postagens e quando ele mais precisou o marcio apunhalou ele, assim como apunhalou o Diniz, o Sandro e o Quinho. a trairagem é a marca mais comum do sujeito. só qe agora que o ruivo quer uma sec de cultura ele tá se escalando e pediu para o cassal lançar o nome dele. que bando, será que não viram que o marcio não inspira confiança em ninguém e é o maior traíra de santiago? ele atacou o nenito como um lance de martekinting e para fazer média com o ruivo para conseguir o que agora ele quer e já mostrou as caras, como fez como o pmdb.

Márcio Brasil disse...

Que jóia, Carlos. Tem toda a razão: matou a charada. Nem eu tinha pensado nisso tudo. Foi muito inteligente e percebeu a jogada. Fantástico. Que mente brilhante. Eu paguei 5 mil para o Cassal botar aquele comentário no blog dele. Adoro pautar o que os outros escrevem e adoro escrever comentários anônimos nos blogs dos outros. Mas e agora? O que farei ao ter descobrido a minha jogada?
Vou ter que bolar outro plano.

Mas que internauta inteligente!!

Márcio Brasil disse...

Olha burro que sou escrevi "descobrido" ao invés de "descoberto". Que falta de cultura...abração Leonardo.

Anônimo disse...

é vc tá certo márcio, talvez ele não tenha se pronunciado da forma mais correta, mas que esta se formando uma bela panelinha com emprego na prefeitura e vantagens aqui e ali não tem como esconder.

Rafael Nemitz disse...

Pra começo de conversa, Santiago já possui a Sec. de Educação e Cultura, portanto não tem nada pra ser criado. Agora, defendo a idéia do Márcio se envolver com a cultura, assumir um cargo, pois Ele tem conhecimento necessário para dar vida ao carente setor da cultura na nossa cidade.

Anônimo disse...

o ver bianchini sabe como ninguem que o marcio brasil foi o idealizador das farsas do sandro palma e manipulou com o expresso para blindarem sandro palma. será que todos esqueceram aquela foto-montagem na capa do expresso onde diziam que Palma já ía morrer? Morreu? naum, só escapou de processos e investigaçoes. porque ele não fala da pesquisa eleitoral do expresso que ele tanto defendeu dizendo que o sandro tava em segundo lugar na eleiçao? criar sec de cultura para que? para dar emprego para o marcio, para o lemes do expresso botar a patotinha dele? agora veio a publico o que estaum querendo com a tal sec de cultura é só emprego, querem mamar na prefa. o brasil debocha que pagou o cassal. claro que não pagou. mas quando o cassal fez uma postagem no blog dele lançando o nome dele, aí ele aceitou e dexou a coisa se propagar, ele se julga muito malandro se julga muito esperto. ele e o lemes mentem que sao formados. o lemes conta que cursou adminitraçao em cruz alta. só que nem um deles terminou o ensino fundamental. santiago precisa mesmo de um secretario de cultura que naum cursou o ensino fundamental. a cidade merece. já tem um jornalista-escritor com a mesma escolaridade e faz sucesso vendendo autobiografia. porque é que o brasil naum respnde sobre a trairagem dele com o cogo? e porque ele naum responde e nem toca no asunto do que ele fez pro prates na eleição, depois do prates ter projetado ele. ele naum diz que botou no prates que foi amigo dele assim como o cogo e o quinho também foram amigos deles. ele é uma víbora e só dexar e ele mostra as unhas. trai sem nenhum escrúpulo. fazia isso o tempo todo com o pmdb, joga e usa as pessoas, mente pra tudo que é mulher que encontra, mente sobre a formacao academica como fez em palestra no curso de letras. ele finge que é amigo do prates mas quer mesmo é comer a mulher da prates só o tonto do prates naum ve isso. o brasil é apenas interessero ele naum é amigo de ninguém, pra consegui alguma coisa ele vai destruindo todos até os que ajudaram ele. fez isso com o palma. depois botou no palma. botou calando no quinho e boto no cogo que deichou ele um ano de chefe lá ganhando mais de 2 mil por mês. quim é que naum sabe que ele tentou ferra o chicão e o frederico? foi com o calçadao. o frederico só foi chamado para depor por pressão dele e do rodrigo.
as. esperança

Anônimo disse...

será que existe alguém é tão burro que nunca percebeu que todos esses pseudônimos e comentários anônimos venenosos espalhados pela blogosfera são criados pelo Julio Prates? E ele se acha tão inteligente. Que inteligência é essa de semear discórdias?

"pedro" ou "carlos esperança"

Anônimo disse...

seja o prates ou quem for ele acertou no miolo. tá certo ele em derrubar o marcio para dar o cargo para a eliziane. ele sempre quis isso e todo seus movimentos foram nesse sentido. se nao for para a eliziane é prá ele mesmo.

Júlio César de Lima Prates disse...

Prezado Leonardo:
O anonimato sempre dá nisso e permite ilações, calúnias ou qualquer outro expediente similar. Como fui citado em várias postagens, peço direito de resposta.
1 - Embora algumas pessoas tenham citado meu nome como sugestão para integrar o governo Ruivo, comuniquei ao seu chefe de gabinete, o amigo Joao Otávio, que essa não era minha intenção e nem parte dos meus planos pessoais.
2 - Orgulho-me muito participar, opinar, sugerir, contribuir para o debate, mas jamais acusaria uma pessoa anonimamente e se tiver alguma crítica a quem quer que seja a faço de frente e arco com todas as consequencias.
3 - A Eliziane nunca teve nada a ver com cultura e o projeto de vida dela é nos próximos 2 anos cursar mestrado e ajudar Santiago no meio ambiente, tanto quando possível.
4 - Acho um despropósito críticas anônimas e essa briga pela secretaria da cultura- eventualmente a ser criada. Se ela vier a ser criada, e eu defendo isso como forma concreta de ajudar as pessoas, posto que se poderiam encaminhar projetos de patrocínios de livros, CDs, shows ... e isso ajudaria em muito nossa arte. Mas isso é uma decisão que compete ao prefeito e seu staff e eles é que escolherão as pessoas e o eventual titular executivo. O próprio amigo MÁRCIO BRASIL perguntou-me se eu tinha interesse e lhe respondi que não. Sequer sabia que o Cassal o tinha indicado, sugerido seu nome, o que eu acho ótimo.
5 - Te peço LEONARDO que não aceites comentários anônimos, pois isso é terrível, abre margem para difamações e calúnias. Eu mesmo achei que o melhor caminho era não aceitar postagens no meu blog, posto que eu vivia sendo bombardeado por postagens anônimas e expedientes similares. Esse não é e nunca foi o caminho para a busca do consenso, pois se troca de idéias e confronto de teses o é, o vilipêndia das práticas anônimas semeiam dúvidas e revelam-se um expediente perverso.
Abraços.

Eliziane Pivoto Mello disse...

OI leonardo:
Apenas agora, 23:05 dessa quinta-feira parei para ler todos esses comentários, ridículos diga-se de passagem. Confesso-me muito entristecida por ver tantos questionamentos, acusações e mal-versações de fatos que envolvem a criação dessa secretaria de cultura. Para mim, não precisaria existir essa secretaria. Pra que cultura se os "seres pensantes" não sabem dialogar frente ao que seria melhor para nosso município? Para mim, passam uma idéia de homens das cavernas, todos a ponto de pegar seus bastões e quebrar a cabeça do próximo que tentar se sobrepor aos demais, ou seja, daquele que seria o futuro secretário (a) de cultura. Nessas horas vejo o quão mesquinho e egoísta é o ser humano. Não enxergam as grandes questões envolvidas, só vêm o que querem ver e aquilo que pode se traduzir em dinheiro...para si e não para o próximo. Mas resolvi comentar porque não me lembro de ter havido tais discussões quando a secretaria de meio ambiente foi criada em Santiago. Pelo contrário, todos ficaram quietos, não houve discussões e nem se cogitaram que esse ou aquele cidadão era melhor ou pior como secretário de meio ambiente. Isso prova que esses personagens que escrevem anonimamente ou usam pseudônimos, são mesquinhos e não estão nem aí para o meio ambiente, querem mais é que o planeta se exploda...Ou seja, bem ao contrário do que acontece com a cultura já que agora, de uma hora para outra, todos estão preocupados em expressar suas opiniões, suas críticas e acusações, ou melhor, esses que escrevem anonimamente no fundo gostariam de ser cogitados também para atuar na cabeça da secretaria.

Eu penso que a secretaria de cultura (atual ou futura, depende do ponto de vista)é e sempre será sinônimo de peças teatrais e grupos de dança. Essa é a cultura daqui, simplista mas o que o pessoal da cultura considera necessário. Esse pessoal não quer avanços nessa área. Por outro lado, sinceramente, não sou a favor dessas publicações massivas de livros, hoje, qualquer babaca escreve livros e pode disseminar suas alucinações. E o pior, tudo patrocinado com direito público. Acho o fim! Por que em vez de utilizar esse suposto 1 milhão que o governo do Estado arrumaria através da LIC para a nossa cultura, não utilizam para pôr em prática projetos direcionados ao meio ambiente? Por que não existe uma LIA-lei de incentivo ambiental? Com esse dinheiro daria para adiantar mais uma boa etapa do nosso saneamento básico, o que contribuiria para a qualidade de vida dos santiaguenses já que muitas doenças futuras poderíam ser evitadas.

Por favor, chega de hipocrisia, achem coisas mais interessantes para fazer do que ficar questionando o inquestionável. Se o atual prefeito decidir criar uma secretaria de cultura, certamente, não houvirá pessoas que não têm personalidade para assinar um mero comentário. Pelo contrário, como bom gestor que é jamais daria ouvidos a quem só pretende avacalhar, prejudicar e depreciar determinado processo em andamento.
Até!
Lizi

Anônimo disse...

a última flor de lácio, a mestranda, escreve "houvirá" quando o correto é ouvirá. Que analfa essa mestranda. É melhor não ter cursos nenhum e dominar o vernáculo.

Eliziane Pivoto Mello disse...

Tens razão Froilan:
Assumo minhas falhas, reconheço que em qualquer profissão é importante sabermos escrever. No entanto, esforço-me bastante, sendo que fui até fazer uma especialização em Leitura e produção textual para melhorar. Mas nem tudo é simples assim, não escrevo esses comentários com dois dicionários ao lado, como tu deves fazer. No mais, sou jovem, estou recém me construindo e tenho muito tempo pela frente para aprender.

Mas e tu Froilan? Por acaso não lembra da dificuldade que foi para conseguir concluir essa especialização em Leitura e Produção Textual, na qual fomos colegas na URI?
Se bem me recordo, sempre tinha uma desculpa "esfarrapada" para não responder às perguntas que a professora fazia ou aos trabalhos que ora deveríamos confeccionar. Mas eu até te entendo, afinal, essas questões te chegavam de surpresa, e, consequentemente, tu não tinhas decorado nenhuma resposta pronta, vinda de algum livro, de algum autor excepcional, para citar.

Ah, eu disse que foi difícil para ti terminar tal especialização, mas a questão é: tu conseguiu terminar? Creio que não, visto que o prazo para entrega já estava estourado. Que estranho: tão inteligente que és, dominando tão bem o vernáculo não conseguir terminar uma especialização simplíssima como aquela?

Quando responder, lembra de não colocar como desculpas as mesmas que usava na época do curso, ou seja, articulações dos joelhos ou a Gislaine, já que a coitada não deve mais "te infernizar" como colocavas anteriormente.

Posso até cometer erros quando escrevo Froilan, mas quando me proponho a fazer algo, o faço por meio das minhas palavras, dos meus pensamentos, das minhas convicções. Ao contrário de ti, não preciso ficar recitando frases prontas e nem parafraseando autores distintos para impressionar os outros.

Nem sempre as "decorebas" nos tornam melhores profissionais. Até os alunos percebem isso...mas essa é uma história para mais adiante.
Até.

Obs.: Leia atentamente esse texto, detenha-se nos detalhes, talvez ache bons erros que poderão servir de argumentos para tua próxima resposta!