CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Da Secretaria Estadual da Cultura

Nesta segunda-feira, dia 1º de junho, aconteceu a cerimônia de abertura do 1º Fórum Estadual do Patrimônio Cultural. O evento, que é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Instituto de Patrimônio Histórico Artístico do Estado (IPHAE) e o Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA-RS), ocorreu no auditório do Prédio 40 da PUCRS. Ao longo da tarde os participantes acompanharam as discussões a cerca da preservação do Patrimônio Imaterial e o trabalho do IPHAN, da preservação do Patrimônio Cultural no Rio Grande do Sul e da educação patrimonial como instrumento de preservação. A programação noturna foi encerrada com o debate “A Contribuição Institucional no Trabalho de Preservação”.

“O Fórum faz parte de uma das iniciativas do governo, que nesta gestão tem como foco a preservação do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul”, explica Mônica Leal. Em seu discurso, ela ressaltou a importância do IPHAE no trabalho de conservação dos bens do Estado e em divulgar conhecimento e proporcionar intercâmbio na área. Falou ainda sobre a importância de haver uma conscientização da sociedade com relação ao patrimônio estadual.

Para a Secretária, discutir esse assunto contribui para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura gaúcha. “Apostamos que este Fórum Estadual do Patrimônio Cultural irá se tornar um ponto forte no calendário da cultura. Ele será um espaço importante para discussões, atualizações e soluções”. Por fim, ela agradeceu a PUCRS e ao CREA por colaborarem para realização do encontro.

O reitor da Universidade, o Irmão Joaquim Clotet, também agradeceu à Secretaria da Cultura e ao CREA por, através desta parceria, tornar o evento possível. Lembrou que a preservação dos bens estaduais é um exercício de cidadania. “Devemos cuidar daquilo que é nosso”, ressaltou o reitor.

O evento que começou hoje, 1º de junho, continuará nesta terça, dia 02/05, e terá na sua programação palestras e debates com arquitetos e representantes de instituições estaduais. No seu segundo dia, o Fórum terá início às 14h.

Nenhum comentário: