CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Entrevista de Mônica Leal na Rádio Pampa. Leiam, os trechos que ela falou de Santiago e Unistalda

23/06/2009 – Pampa AM 970 Khz – Porto Alegre/RS – Pampa na Tarde

Gustavo Vitorino – Secretária Mônica Leal a senhora esteve em Santiago no 21º Festival da Música Crioula de Santiago, terra do Ruy Gessinger?

Mônica Leal – Estive em Santiago e trouxe aqui pra ti dois CDs, um da Expo Santiago e outro do Dr.Ruy Gessinger

Gustavo Vitorino – Opa, que beleza.

Mônica Leal – E outro do Ruy Gessinger pra ti colocar umas músicas e escutar porque é muito bom. O nosso Ruy Gessinger que além de talento...

Gustavo Vitorino – Que é comentarista do programa do Flávio Pereira, comentarista aqui nosso da Pampa, programa do Paulo Sérgio Pinto. O Dr. Ruy Gessinger é uma figura maravilhosa, que ele une seu conhecimento jurídico ao conhecimento musical, ele e um excelente músico, sabia? Seu Gessinger tem um passado musical muito interessante. Um abraço Dr. Ruy. Sei que o senhor está nos ouvindo daqui a pouco ele tá com seu comentário aqui no programa do Flávio Pereira, quinta às 7 da noite. Como que foi o evento lá?

Mônica Leal – Foi maravilhoso. Estive em Santiago e abri a oficina de arte e fotografia Olhar Feminino que a Secretaria da Cultura promoveu em parceria com a Central Única das Favelas, da CUFA-RS. Participei também da inauguração da primeira Casa de Referência da Mulher de Santiago que vai atender mulheres vitimas de violência e foi nesse local que ocorreu a nossa oficina. Foi muito bonito porque numa manhã de sábado, uma fria manhã de inverno, reuniu muitas mulheres com vontade de aprender a vocação da fotografia, foi muito bonito.

Gustavo Vitorino – Olha o email que acabou de entrar aqui, secretária lá de Santiago.

Mônica Leal – Olha, Leonardo Rosado.

Gustavo Vitorino – Diz o seguinte ó: "Grande Gustavo diga para a Mônica que abandone esse trânsito maluco da Capital e venha morar aqui em Santiago do Boqueirão, a terra dos poetas do RS, será muito bem vinda como sempre. Estamos na audiência". Leonardo Rosado lá de Santiago, um abraço. Leonardo, obrigado pela sua participação.

Mônica Leal – O Leonardo, Júlio, Nivia, Felipe, olha nem sei são tantas pessoas maravilhosas porque Santiago tem uma característica incrível aquela gente é fantástica, é acolhedora. Tu entras na cidade e não tem mais vontade de sair. Eu caminhei pela Rua dos Poetas, no sábado de manhã.

Gustavo Vitorino – O Ruy Gessinger não quer voltar mais.

Mônica Leal – Ele tem escritório aqui.

Gustavo Vitorino – É, ele tem escritório aqui e vem aqui na rádio de vez em quando.

Mônica Leal – O Rafael, o João Lemes todos eles são tão especiais que a gente olha e diz é difícil é difícil, é difícil vir embora, mas foi muito interessante a ação do Governo do Estado, da SEDAC que vai acontecer em 40 municípios. São essas oficinas Olhar Feminino e que nós escolhemos Santiago e também fizemos uma doação de produtos culturais ao Centro de Referência da Mulher de Santiago, CDs, DVDs, publicações que são originárias da contrapartida social dos projetos culturais que têm o incentivo são contemplados pela LIC. Então isso foi muito importante porque a gente vê que os projetos que recebem o apoio financeiro, ao mesmo tempo podem fazer uma boa ação oportunizando material, produtos culturais para bibliotecas em Unistalda, onde também apresentei as nossas ações e fiz a doação. Participei de um programa de rádio lá muito importante, estive com o prefeito Moisés em Unistalda, com a família do Ruy Gessinger, o Rudolf, a Maristela com todos eles e em Santiago com o nosso prefeito Ruivo. Hoje fiz um tour com a comitiva de Santiago justamente para a próxima Expo Santiago com o Wianey, com o Ivori, com o Antônio Carlos, com o vereador do PP, com o Roger, com todos eles aqui em Porto Alegre solicitando apoio para a próxima Expo Santiago. E é muito interessante essa feira porque ela reúne várias ações numa só.

Gustavo Vitorino – É...

Mônica Leal – Então e a união de todos que promove um grande projeto

Gustavo Vitorino – Agropecuária, agroindústria, cultura, interessante.

Mônica Leal – É verdade, então na verdade cada um poderia fazer um evento...

Gustavo Vitorino – Separadamente.

Mônica Leal – É... poderiam para brilhar mais, no entanto eles dão uma lição a todo Rio Grande unindo essas ações

Gustavo Vitorino – Interessante.

Mônica Leal – E promovendo um grande projeto, então eu estive em Santiago com eles e valeu a pena, foi uma estada muito produtiva. Ah...o Márcio Brasil, também falei com ele. Olha, eu falaria aqui o programa inteiro sobre Santiago e Unistalda porque tem muito o que contar daquela terra.

Gustavo Vitorino – Eu acho que a senhora vai acabar morando lá.

Mônica Leal – Vale à pena.

Gustavo Vitorino – Vai acabar morando lá porque o Dr. Ruy Gessinger olha não economiza palavras pra falar daquele lugar.

Mônica Leal – Olha aqui as compras na livraria, comprei um livro na livraria do Tide quando andei no centro, pela rua dos Poetas

Gustavo Vitorino – A Rua dos Poetas não poderia ter nada mais nada menos que grande importância para grandes poetas Chalita, Mulheres que Mudaram o Mundo.

Mônica Leal – Estive lá na livraria e conversei com eles. É um espaço muito bonito e depois tomei um cafezinho em Santiago. Voltei no sábado de noite e hoje recebi a comitiva para esse grande evento que é a próxima 3ª Expo Santiago.

Mônica Leal – Eu também estive em Pelotas, não posso deixar Pelotas e Santa Maria de lado onde eu fui abrir o evento do Sistema Estadual de Museus. Nós abrimos uma grande reunião fizemos um encontro da 7ª Região Museulógica do RS. Visitei o Museu da Farmácia que é algo incrível. Estive lá discutindo ações de legislação para essas questões dos museus.

Mônica Leal – Em Santiago e Unistalda eu participei do lançamento da Casa de Referência da Mulher de Santiago e o prefeito Ruivo é um apoiador das questões sociais. Eles têm projetos maravilhosos que podem servir de modelo pro resto do RS. Então ao mesmo tempo em que vou até a cidade, como fui a Santiago e Unistalda levar a cultura, eu trago comigo a experiência deles. Participei hoje da reunião de governo e pude contar o que eu vi lá para usar como modelo para outros municípios.
..............................
Foi muito, ontem, poder interagir com a programação da Rádio Pampa. Destaquei acima, o momento de minha participação, quando enviei um e-mail para o grande Radialista Gustavo. Gostei!

Nenhum comentário: