CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Centro de Referência da Assistência Social - Capão do Cipó

Depressão e tristeza: é preciso conhecer e diferenciar!

A depressão consiste num transtorno de humor grave e incapacitante que prejudica de forma global e intensa a vida da pessoa. No entanto, percebe-se que esta doença encontra-se banalizada, sendo usada para classificar qualquer tipo de tristeza e dificuldade que a pessoa esteja enfrentando.
Dessa forma, percebe-se a importância que se faça uma distinção entre depressão e tristeza. Pois, a tristeza é um sentimento importante que acompanha todas as pessoas quando estas sofrem perdas, decepções e frustrações. Todos apresentaremos sintomas de tristeza quando nos depararmos por situações negativas em diversos períodos da vida. É uma reação normal que tem duração limitada e ajuda na elaboração do sofrimento e na reorganização interna. Por isso, de certa forma podemos considerar a tristeza um sentimento saudável que precisa ser experimentado e superado a partir dos mecanismos emocionais próprios, presentes em cada indivíduo, evitando para isso a utilização de medicamentos.
A depressão, por sua vez, é um distúrbio que vai muito além dos sentimentos de tristeza. Seu início até pode ser caracterizado pelo sentimento de tristeza que não passa, acompanhado de sentimentos de apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectivas ou prazer pela vida. A pessoa perde a capacidade de apreciar situações que antes lhe traziam prazer, distancia-se da convivência com amigos e familiares, apresenta perda de concentração, pode ter perda ou excesso de apetite, sentir dores pelo corpo e mostrar-se mais ansioso ou irritado do que o normal. Ainda pode apresentar sentimentos de culpa, auto-desvalorização e pessimismo, e chegar a idéias de morte ou de suicídio.
Trata-se de uma doença que compromete toda a vida familiar, laborativa e social do individuo e que ocorre em todas as faixas etárias, sendo que pesquisas recentes têm demonstrado crescente aumento entre jovens e idosos.
È muito importante que pessoas apresentando esses sintomas por mais de duas semanas procurem ou sejam encaminhadas à ajuda profissional. O tratamento é realizado com uso de medicamentos denominados antidepressivos e acompanhamento psicoterápico.
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Capão do Cipó, preocupado com o índice de pessoas que apresentam sintomas característicos de depressão ou dizem sentir-se deprimidas tem buscado através das atividades promovidas nos grupos de convivência, avaliar, informar e prevenir o desenvolvimento dessa doença através do trabalho com temas, atividades e dinâmicas que promovam auto-conhecimento, valorização pessoal, identificação de potencialidades e habilidades, relacionamento interpessoal e auto estima.
*Gláucia Bruning Misievicz- Psicóloga do CRAS.

Nenhum comentário: