CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Um exemplo bom a ser seguido

Do tráfico para a cidadania


Everson Dorneles - RBS TV Santa Rosa
 Você sabe qual é o destino dos veículos e equipamentos que são apreendidos pela polícia e que estavam em poder do tráfico de drogas?
A maioria fica em depósitos da polícia e estragam com o tempo. Mas em Três de Maio são utilizados para o desenvolvimento de ações sociais.
No pátio da Polícia Federal de Santo Ângelo, dezenas de carros estão expostos no tempo e estragando por causa das intempéries. São veículos que foram apreendidos em poder de criminosos, principalmente de traficantes. O destino dos carros depende de decisão judicial.
Uma lei federal de agosto de 2009 autoriza a utilização de veículos e materiais apreendidos que atuam na prevenção ao consumo de drogas. A Brigada Militar de Três de Maio aproveita há mais de dois anos uma caminhonete, que foi apreendida transportando maconha.
- Este veículo veio em boa hora, porque nós necessitávamos de um veículo deste porte para nos dar suporte nos projetos – destaca o Comandante da Brigada Militar de Três de Maio, Paulo Roberto do Nascimento.
O veículo auxilia alunos do Pelotão Mirim que fazem parte do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
O Ministério Público de Três de Maio solicitou ao Judiciário a utilização da caminhonete pela Brigada Militar.
- Nós não vamos pegar este veículo e deixar num depósito parado. A gente vai utilizar ele pra atividade social, porque ele é instrumento de crime e nós vamos inverter esta lógica – explica o promotor Ricardo Melo de Souza.
Além do veículo o programa que atende os adolescentes reutiliza parte das máquinas caça-níquel. Os componentes são retirados e a partir deles são montados computadores para as aulas de inclusão digital.
- Tudo é aproveitado, de uma ou de outra forma. Nós estamos dando um bom aproveitamento, utilizando em beneficio do bem – enfatiza o instrutor do Pelotão Mirim, Marcelo Girardi.
As entidades interessadas em solicitar veículos e equipamentos devem contatar com o Ministério Público da região e conferir se o material está disponível. Em conjunto com o órgão competente, o pedido será feito ao Judiciário.

Nenhum comentário: