CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

JAGUARI: homem do campo abandonado e com sede de mudança



Na localidade de Comunidade Mangueirinha, há pouco mais de um ano atrás, estive visitando várias famílias, onde ouvi tristes relatos de pessoas que estavam praticamente abandonadas pelo Poder Público Municipal. 
Famílias se sentindo abandonas, humilhadas...
Na Comunidade, muitas dificuldades, famílias humilhadas, pois sequer conseguiam oferecer um copo de água potável para o consumo humano. O problema da falta de água na Comunidade da Mangueirinha foi enfrentado por mais de dois anos, já que a atual administração nada, ou muito pouco fez para resolução do problema. Cerca de 20 famílias chegavam percorrer 5 quilômetros, improvisando da maneira mais conveniente, em baldes, tonéis, reboques e carretas de boi buscando água para beber.

“Estamos tomando uma água péssima, sem qualquer condição”, disse o morador, com os olhos marejados d’água. “Não podemos continuar tomando essa água suja, não é potável e a qualquer momento pode nos trazer sérias doenças”, completa.

O que dizia o Executivo
Segundo os moradores da Comunidade da Mangueirinha, o executivo ao ser procurado, já que o prefeito não costuma visitar as pessoas e as comunidades, disse que eles precisavam terem paciência, o que já houvera se “esgotado” pelo tempo que esperavam, afirmando ainda aos moradores que água tem e que dependem da distribuidora de energia para adaptação da rede. Segundo os munícipes a rede de energia, passa a poucos metros do poço perfurado e metros de cabo e um transformador resolve os seus problemas. Falta é vontade de resolver o problema.

Finalizando, na oportunidade, concluí que o dia-a-dia daquele povo nunca foi tão sofrido e eles não tinham mais força para prosseguir na sua produção e sustento, com esse total descaso. “Só queremos é água para beber, nada mais, pois não somos os vadios que fomos chamados por uma liderança política”, conclui um morador. 

Chamou-me atenção que o vereador, Presidente do Legislativo Jaguariense, mora a poucos metros de uma das casas atingidas pelo problema, porém ele tem um poço na sua propriedade, não enfrenta o problema, entretanto, não poderia compartilhar da água pois seu poço irá secar, segundo os moradores.
 
 
Administração anterior deixou água nas torneiras
Segundo o ex-prefeito Ivo Patias, no final do seu mandato já existiam problemas no abastecimento, porém nunca ficou mais de dois dias sem água potável nas torneiras e que existem muitos recursos federais empregados e que é um compromisso legal abastecer de água essa Comunidade. 
 
A matéria foi adaptada da época em que foi produzidam porém eu nunca vivenciei um descaso desse tamanho com uma comunidade humilde e que sofreu as consequências de uma administração desastrosa e que abandonou o homem do campo, dedicando-se muito pouco às comunidades do interior.

Obtive a informação que depois que a matéria foi capa do Jornal CORREIO REGIONAL, o problema finalmente foi resolvido.

Problemas e mais problemas
E os problemas no interior não param por aí, até hoje são muitas as reclamações vindas do interior, principalmente referente às estradas sem conservação, faltando limpeza do acostamento, dos córregos e a limpeza dos galhos que em alguns pontos quase obstruem a passagem dos veículos, assim como do transporte escolar, conforme registro fotográfico. Pontes e pontilhões em péssimo estado também são alvo de diversas reclamações.

Trechos quase intrafegáveis, com mato quase fechando a estrada...

...e outros intrafegáveis pela falta da manutenção correta, desprevilegiando o homem do campo
Talvez por estas razões que a maioria absoluta das comunidades do interior de Jaguari está com "sede" de mudança e sente saudade da administração anterior que não tinha maquinário novo, lustrado, mas que fazia estradas de qualidade e dava atenção ao homem do campo. 

Nenhum comentário: