CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Suspeita de compra de votos ganha a mídia estadual

JAGUARI

Suspeita de compra de votos investigada

Na polícia, há 10 ocorrências do tipo

O resultado das eleições em Jaguari tem suspeita de compra de votos e será investigado pela Polícia Civil. O candidato reeleito como prefeito, João Mário Cristofari (PMDB), teve uma diferença de apenas sete votos (4.171 para 4.164) para o segundo colocado, Ivo Patias (PDT). Porém, logo após o resultado, muitos eleitores que afirmaram ter votado no candidato vencedor registraram boletim de ocorrência na Polícia Civil alegando que teriam recebido alimentos em troca do voto. A delegada de Jaguari, Débora Poltosi, confirma que pelo menos 10 ocorrências foram registradas.

Inclusive, algumas pessoas entregaram na delegacia mantimentos que teriam recebido de integrantes da coligação vencedora em troca do voto. Segundo a delegada, os envolvidos serão chamados para prestar depoimento a partir de segunda-feira. Depois de encerrado, o inquérito será encaminhado à Justiça Eleitoral. A promotora eleitoral de Jaguari, Ivanise Jann de Jesus, pediu à polícia que o caso fosse investigado. Ivanise afirma que, após receber o inquérito policial, deverá avaliá-lo e definir se cabe ou não denúncia à Justiça.

– Vender ou comprar votos é considerado crime com pena de até quatro anos de reclusão, e multa para quem vendeu seu voto. O político, além dessa penalização, se for comprovado, também perde o mandato – diz Ivanise.

O prefeito reeleito Cristofari garante que não existiu qualquer irregularidade durante sua campanha.

– Vão investigar uma coisa que não existe. Estão fazendo isso porque não aceitam a derrota. Em 2008, eles perderam e foi a mesma coisa. Não existe absolutamente nada de incorreto – afirma.

Já Patias diz que estranhou quando muitas pessoas que sempre foram identificadas com ele teriam passado a apoiar a oposição.

– Centenas (de eleitores) trocaram de lado de uma hora para outra. Os indícios de compra de voto são tão fortes que está bem fácil de provar. Quero apenas que a verdade seja esclarecida – afirma o pedetista.

Ontem, um protesto reuniu pessoas, apoiadores e integrantes da coligação que apoia Patias, realizaram uma manifestação em frente ao MP e ao Cartório Eleitoral pedindo ação da Justiça no caso.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA.

Nenhum comentário: