CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

sábado, 13 de abril de 2013

Ação do MP tenta evitar que Cotrijuí utilize safra para pagar dívida milionária

Medida deve beneficiar quase 20 mil produtores da região

O Ministério Público do Estado (MP) ingressou com ação na justiça solicitando que a safra entregue à Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijui), em Ijuí, no Noroeste do Estado, fique registrada no nome do produtor. O pedido foi feito por sindicatos da região. Conforme o presidente Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, Elton Weber, a unidade tem uma “dívida milionária” e há receio de que a cooperativa use os grãos para pagar credores.

De acordo com o promotor Felipe Teixeira Neto, os presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Augusto Pestana, Santo Augusto e Chiapetta procuraram o MP para relatar o receio de que a cooperativa já tenha recebido valores para, em contrapartida, entregar os grãos que vão ser depositados. Conforme Weber, parte dos cooperativados ainda aguarda o pagamento de safras passadas. Ele disse não saber o valor exato da dívida da Cotrijuí.

Quase 20 mil produtores rurais - 90% considerados pequenos - devem ser beneficiados se o judiciário conceder a liminar solicitada pelo MP. “Não é nada interessante se houver uma descontinuidade das atividades... acreditamos que parando as atividades vai ser pior para todos”, disse Weber. A cooperativa tem cerca de dois mil empregados. A ultima quarta-feira a direção da Cotrijui esteve reunida com prefeitos da região para apresentar as medidas que estão sendo tomadas a fim de recuperar a unidade.
 
FONTE: Correio do Povo

Nenhum comentário: