CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Santiago entre os cinco melhores do Brasil na gestão de finanças



Fonte: Site Prefeitura Municipal.
Dentre as mais de 5 mil cidades brasileiras, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) escolheu cinco para apresentar numa publicação que será distribuída na Marcha dos Prefeitos, que acontecerá de 25 a 28 de maio. Santiago foi destacada por seu projeto de "Educação Fiscal", que é trabalhado no município e envolve a comunidade com várias ações, integrando desde os alunos das escolas municipais (com projetos como Smequinho e Trilha da Cidadania) até a comunidade, com a campanha Ação Premiada, que estimula a arrecadação de notas fiscais, oferece prêmios e aumenta o retorno de ICMS.
O trabalho feito em Santiago foi considerado inovador pela CNM que destacou nossa cidade como o único município gaúcho a figurar no livreto "Gestão Municipal: Projetos em Ação- Boas Práticas Compartilhadas para as Finanças Municipais", que também apresenta projetos de Campos de Júlio, no Mato Grosso; Ji-Paraná, de Roraima; Valparaíso, de Goiás e Atibaia, de São Paulo. O objetivo da publicação é oferecer aos demais municípios brasileiros a oportunidade de conhecer e implantar práticas inovadoras que permitem melhorar a arrecadação. Santiago foi o único município gaúcho destacado nesse projeto.


  • Em 2014, o projeto de Educação Fiscal esteve entre as 20 melhores iniciativas de discussão e implantação do tema nas escolas.
  • Desde 2008, a cidade vem melhorando o retorno de ICMS em mais de 80%, superando municípios maiores (de até 150 mil habitantes).
  • Santiago conseguiu implantar o seu Mapa Estratégico Municipal, dotado de uma visão de futuro. Se percebeu que a comunidade tem se conscientizado mais e participado cada vez mais das ações do poder público.
  • O tema Educação Fiscal é trabalho na grade curricular se utilizando de personagens, como o Capitão Fiscal-o pirata legal, além de uma biblioteca itinerante, por meio do projeto Smequinho.

Nenhum comentário: