CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

ESTADO OFERECE NOVOS ESPAÇOS PARA GRUPOS TEATRAIS

O objetivo é garantir a integridade física e a segurança dos artistas

O Governo do Estado apresentou hoje quatro espaços públicos para os grupos de teatro que atualmente estão sediados nos pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em virtude da iminente desocupação do local, visando garantir a segurança e integridade física dos artistas. O Antigo Fórum da Tristeza (Landel de Moura), o Centro Vida (Baltazar de Oliveira Garcia), Teatro do IPE e o Museu do Carvão (terreno e pavilhão), em Arroio dos Ratos, foram as opções apresentadas. A partir da próxima semana a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) acompanhará as visitas dos artistas aos locais sugeridos. Além disso, a Sedac ficou de verificar a disponibilidade de ocupação do Centro Cenotécnico, prédio do INSS do viaduto do Obirici, Cine Coral (avenida 24 de outubro) e o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE). Estavam presentes na reunião a secretária de Cultura, Mônica Leal, a secretária adjunta, Juliana Erpen, Alessandra Carvalho (Povo da Rua), Adriane Mottola (Cia. Stravaganza), Vera Parenza (Cia. Oigalê) e Rosa Campos Velho, diretora do Instituto Estadual de Artes Cências (IEACEN).

“A Sedac tem atuado como parceira na busca de solução que atenda tanto aos grupos de teatro quanto ao Governo do Estado, pois o resultado desta ação será a qualificação de nossas manifestações culturais”, destacou Mônica. Uma série de reuniões já foram realizadas com objetivo de buscar, junto com os artistas, alternativas que melhor atendam suas necessidades, sem colocar em risco a integridade física dos mesmos. A Secretária tratou pessoalmente mais de duas vezes da questão com representantes do governo (Secretaria da Saúde, Secretaria da Administração e UERGS).


Em 2007 o convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e Secretaria da Saúde expirou e a determinação de desocupação ocorreu no ano passado, em função de um laudo emitido pela Secretaria de Obras, atestando falta de condições de segurança e habitabilidade e recomendando restauração completa das edificações. O forro de madeira apodrecido e instalações elétricas precárias foram alguns itens apontados, além do risco de desabamento. Após visita de secretária Mônica Leal ao local, em agosto de 2008, e conversa com o diretor da instituição, Luiz Coronel e sua equipe, foi negociada a permanência dos artistas do Falos & Stercus, Cia. Oigalê, Povo da Rua, Neelic e Caixa Preta. No último dia 22 de abril, informação do departamento jurídico da Secretaria da Saúde determinou a saída dos grupos, dado o risco de desabamento dos prédios. A edificação será restaurada através do Estruturante Nossas Cidades.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura
(51) 3226 4978 / (51) 8445 6962

Nenhum comentário: