CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Giselle Ribeiro fala sobre o OUTUBRO ROSA

Giselle Ribeiro
Na edição da última sexta-feira, o CORREIO REGIONAL entrevistou a gestora do Centro Materno Infantil, Gisélle Ribeiro, responsável pela organização da Campanha Outubro Rosa que visa conscientizar às mulheres para a prevenção do câncer de mama. Confira a entrevista na íntegra:
    CORREIO REGIONAL - Qual foi o principal objetivo da Campanha Outubro Rosa?
    GISELLE -
Chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama.
    CORREIO REGIONAL - Quais os objetivos alcançados?
    GISELLE -
Visibilidade a nível municipal ao tema;
-Participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, como protagonistas na campanha, desmistificando a idéia de que somente saúde pode falar em promoção e prevenção;
- Sensibilização do poder público da importância desse movimento a nível mundial.
    CORREIO REGIONAL - O diferencial da campanha neste ano?
    GISELLE -
O envolvimento de muitas pessoas para que acontecessem as atividades durante o mês de outubro, mesmo sendo propostas pelo Centro Materno Infantil, como intersetorialidade na prefeitura, comércio local, instituições públicas e privadas, pessoas autônomas,...
    CORREIO REGIONAL - Qual o número de mulheres envolvidas na Campanha em 2011?
   GISELLE -
O lançamento da Campanha Outubro Rosa dia 14/10 reunindo um número expressivo de mulheres e familiares, uma média de até 60 visitantes por dia ao Túnel e Espaço Luz que manteve-se por 15 dias aberto em frente a Prefeitura sob cuidados de acadêmicos e professores da URI e SEG, sessão na Estação do Cinema dia 21/10 "Documentário sobre Câncer de Mama" para uma média de 40 mulheres,  chá/palestra no Círculo Militar dia 23/10 reunindo mais de 200 mulheres, caminhada promovida pelo ESF da Riachuelo dia 26/10 envolvendo cerca de 80 mulheres, ação comunitária do Centro Materno Infantil em parceria com Estética Hadassa dia 27/11 no Ginásio da Riachuelo envolvendo cerca de 80 mulheres do Projeto Forma e Saúde, enfim essas foram algumas das atividades pontuais, sem falar nas mulheres acessadas através da mídia falada e escrita.
    CORREIO REGIONAL -  O Centro Materno já está pensando no Outubro Rosa de 2012? Alguma grande novidade já pode ser adiantada?
    GISELLE -
Estamos focados agora nos preparativos para inauguração do novo espaço físico do Centro Materno Infantil, as idéias surgem mais próximo ao outubro de 2012.
    CORREIO REGIONAL - Quanto à prevenção à saúde do homem, qual o trabalho que está sendo desenvolvido e futuros projetos?
    GISELLE -
O Projeto Saúde do Homem em Santiago existe desde 2009, junto a proposta a nível de Ministério da Saúde, embora este esteja a passo bastante lento, e com idéia de implantação a nível de Secretarias Estaduais, aqui em Santiago já estamos com equipamentos adquiridos com recursos próprios para estarmos colocando em prática esse atendimento quando inaugurarmos o novo espaço físico do Centro Materno Infantil.
    CORREIO REGIONAL - As suas considerações finais.
   GISELLE -
Agradecer muito a todas as pessoas de diferentes setores, entidades, instituições, mídia falada, escrita, enfim, a todos que contribuíram para que a Campanha Outubro Rosa 2011 em Santiago acontecesse e que acredito foi um grande sucesso.

Nenhum comentário: