CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Polícia Federal indicia 36 pessoas por crimes eleitorais em Triunfo, RS

Trinta e seis pessoas, entre eleitores e candidatos, foram indiciadas na terça-feira (27) pela Polícia Federal por compra e venda de votos em Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Foram dois meses de investigação e mais de uma centena de depoimentos. Entre os indiciados estão o atual prefeito de Triunfo, Pedro Francisco Tavares, o atual vice e prefeito eleito, Marcelo Esswein, dois secretários, três vereadores eleitos e dois candidatos a vereador que não se elegeram. Eles são suspeitos de trocar votos por serviços prestados pela prefeitura e também por dinheiro. Vinte e dois eleitores também foram indiciados.

"Os principais crimes apurados foram os de corrupção eleitoral, previsto no código eleitoral, crime contra a administração pública, especificamente o peculato, e formação de quadrilha", disse o delegado Kleber Guedes, da Polícia Federal.

As provas colhidas pela Polícia Federal irão auxiliar na investigação do Ministério Público. 

A Justiça Eleitoral de Triunfo cassou, na semana passada, as candidaturas do prefeito eleito, Marcelo Esswein, o Marcelinho, e do vice, Telmo de Azeredo, o professor Telmo. Se a cassação for mantida, uma nova eleição deverá ser feita no município.

"Com certeza, a corrupção que aconteceu na cidade influenciou no resultado das urnas. Foi um atentado contra a democracia", disse o delegado Kleber Guedes.

A Polícia Federal mantém abertos outros cinco inquéritos para apurar a compra de votos na cidade.

Edição do Blog, Fonte: G1.

Nenhum comentário: