CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Hospital constrói mais 11 leitos e quer CTI Neonatal

         O Hospital de Caridade de Santiago continua com processo de expansão para melhor atender os usuários. Atualmente as obras estão voltadas para a construção de mais onze leitos que irão atender convênios num investimento de aproximadamente R$ 300 mil.O anúncio foi feito pelo administrador do HCS Ruderson Mesquita, em entrevista a Rádio Santiago, observando que a quantia de leitos do Sistema Único de Saúde é suficiente para atender a demanda, apesar de já existirem estudos de ampliação, até porque, pela separação de território da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, o Hospital de Santiago vai assumir efetivamente 12 municípios a partir de São Pedro do Sul. Santa Maria ficará com as cidades da Quarta Colônia. Os novos leitos, estão sendo construídos  na área que seria o CTI Neonatal, cujo projeto está parado por negativa do Estado. 
        Lembra Ruderson que existem períodos em que os leitos de convênios ficam completamente ocupados e o paciente acaba tendo que aguardar principalmente para os casos de cirurgias eletivas. Em todo o hospital existem hoje 170 leitos, incluindo observação de pronto-socorro e serviço de radiologia. Para o SUS existem 101 leitos. 
 
Modelo da nova fachada
          Além dos leitos também já iniciaram as obras de melhoria da fachada do Hospital, as quais devem ficar prontas até o mês de dezembro. A maior dificuldade no momento está na parte dos telhados, pois nenhuma das empresas que se apresentaram, conseguiu se habilitar para empreitar a reforma. Quanto o CTI Neonatal, Ruderson Mesquita disse que a luta continua e o assunto sempre faz parte das reuniões por se tratar de uma necessidade para a região. A Secretaria Estadual da Saúde ficou de reestudar o projeto, apesar de alegar que existem leitos de CTI Neonatal suficientes no estado. No entender do administrador os leitos estão mal distribuídos, pois a maioria se concentra na região metropolitana. Ruderson Mesquita destaca que a distância é fator determinante para salvar a vida das crianças, por isso o Hospital de Caridade de Santiago vai continuar insistindo no projeto, com o objetivo de encurtar distâncias.

Nenhum comentário: