CONTATOS

Graças a Deus a minha felicidade não depende da tristeza alheia. Não preciso destruir a vida de ninguém para construir a minha.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A carta censurada na Câmara de Jaguari

 
Para que os leitores saibam a que ponto chegou a política jaguariense, divulgo em anexo, a pedido do PDT de Jaguari, uma carta que foi enviada pelo Partido para a leitura na Sessão Ordinária de hoje e que foi estranhamente censurada pela Mesa Diretora, a qual remeteu a mesma para análise da Procuradoria Jurídica da Casa Legislativa, sendo que paralelo a isso, foi lido (sem análise prévia) a manifestação dos vereadores cassados pela Justiça por compra de votos, Eudo e Dapieve (suplente), ambos do PMDB, Partido o qual a presidente, juntamente com seu Partido Solidariedade passou a apoiar e fazer parte do Governo recentemente.
Vamos à Carta:
"O Partido Democrático Trabalhista da cidade de Jaguari (PDT) vem por meio deste ofício se manifestar a cerca dos últimos acontecimentos desta casa que envolveram a imagem do vereador Wolmar Zanini Picoli.
Em reunião desta casa, realizada no dia 30/06/2014, o vereador citado acima veio a esta tribuna destacar e citar aquilo que considera irregular, corrosivo e padrão de deficiência na atual gestão do prefeito João Mario Cristofari (PMDB), direito este garantido por sua representatividade diante dos votos obtidos no pleito eleitoral, os quais o qualificaram para exercer o mandato de vereador, bem como o de se manifestar diante do que considera errôneo ou pertinente, fazendo, inclusive, seu trabalho como oposição desta casa.
Na oportunidade, o vereador e líder da bancada do PDT, chamou a atenção por destacar fatos, estes, inclusive, com a presença de documentos, no que tange o alto número de cargos de confiança desta administração operante, anexando, também, o fato do partido "Solidariedade", representado nesta casa pela presidente deste poder, Catia Elizandra Siqueira, conter - segundo documentos oficiais emitidos via Cartório Eleitoral deste município- seis filiados, momento ao qual pontuou o fato de que destes seis, quatro ocupavam cargos públicos não somente nesta casa, mas também em secretarias.
Entre o desencadear dos diálogos, em determinado momento o vereador do PDT se dirigiu aos cargos citados como "mamadores", apontando os motivos aos quais assim os considerava, no entanto, tendo percebido a palavra de cunho pejorativo, de forma humilde a retirou, usando do mesmo microfone utilizado para as proferir.
Vale salientar que, ainda que não tivesse o feito, não há nada que impeça este vereador de manifestar sua opinião nesta tribuna, afinal, este é o estado democrático que tanto se defende. É nítido, no entanto, que o uso de tal palavra pode sim ter ofendido "x" ou "y", resultando, portanto, na retirada da citada expressão.
Dada tal explicação, a fim de realizar síntese e pontuações necessárias, o PDT vem até está casa questionar, de fato, o que seria falta de ética, tanto injuriada contra o vereador Wolmar na última seção aqui realizada.
Nos últimos anos, aqui mesmo, dentro da chamada "casa do povo", não foram uma, duas ou três vezes em que determinados vereadores se utilizaram de seu momento em tribuna para proferir falácias a ex-integrantes da administração anterior a atual, comandada por Ivo José Patias (PDT) e Aida Lena Fiorin (PP), administração na qual, inclusive, a líder desta casa fazia parte.
Dentre os inúmeros deboches, insultos e inverdades cometidas, em nenhum momento a atual presidente, ou aqueles que a antecederam, sequer notificaram os vereadores envolvidos na midiatização de palavras de cunho não somente áspero, mas pessoal. Isso sim é ser antiético.

Não vamos nos esquecer, também, das inúmeras oportunidades onde esta casa julgou o vereador Wolmar por conta de seus inúmeros pedidos de informação, estes últimos sendo um dos principais pilares no que tange o trabalho de um representante do povo. Questionar, fazer brincadeiras ou até mesmo se utilizar do tempo na tribuna para criticar o trabalho sério de um vereador, isto sim é ser anti-ético.
O número de casos que fomentam a falta de ética nesta casa e neste município continua com um caso extremamente conhecido pela população desta cidade, este, envolvendo furto, e o nome do vereador eleito Hélio Genésio Piveta, ao qual, atualmente, exerce o mesmo cargo que deu origem a tal ação, o mesmo o qual comandou na administração do ex perfeito Antônio Carlos Jordão: secretário de obras. Mais uma vez a justiça condenou o vereador e atual secretário por furto. E qual foi mesmo a posição desta Casa ao destacar tamanha falta de ética? Mas tem mais. Qual foi a posição desta Casa no que tange um possível afastamento do cargo de tal vereador mediante comprovação judicial de seus atos envolvendo furtos - segundo a justiça -? Aliás, qual o nível de ética desta Casa que conta com vereadores que, durante o período de posse, elencou inúmeros adjetivos de teor sublime ao referido vereador condenado, destacando que "todos deveriam se orgulhar de tal homem, desde nível municipal até nacional". A resposta fica no ar, mas, de antemão, vale destacar: isso sim é antiético.

Mas, não vamos parar por aqui. Falaremos agora sobre um fato atual, midiatizado de forma massiva não só pela imprensa regional, mas sim estadual e até mesmo nacional: a cassação de políticos desta cidade.
O vereador não eleito, mas que faz parte da mesma linha ideológica e partidária da atual administração, Antônio Carlos Dapieve, teve seu diploma cassado, assim como seus direitos políticos e pagamento de multa, mas de que forma se manifestou esta Casa? Isso é ser antiético.
Da forma que se desenvolve tantos escândalos, parece ser impossível enquadrar mais casos de corrupção e falta de ética, mas eis que a justiça, de forma pública, cassa ainda o diploma do vereador eleito, também representando o partido da atual administração, Eudo Callegaro Tâmbara, por captação de sufrágio, onde teve, assim como seu outro colega, não só o pagamento de multa e direitos políticos cassados como penalização, mas também a perda de seu diploma como vereador.

Que vergonha, não é mesmo? Prestes a fazer 94 anos, quase um século de história, esta é a primeira vez que uma situação de tamanha magnitude toma conta da Cidade das Belezas Naturais, mas como todo escândalo e falta de ética possui sempre um acontecimento maior ainda, nem o prefeito se isentou deste lamaçal de corrupção e déficit de ética, não por menos João Mario Cristófari teve seu diploma e direitos políticos cassados por quatro situações comprovadas - segundo a justiça- de compra de votos. Isso, caros parlamentares, é a maior falta de ética de todas, mas, mais uma vez, ninguém disse absolutamente nada.
É compreensível que essa linha de raciocínio e de "falso moralismo" - tanto citado pela presidente desta casa na seção passada - esteja presente dentro deste recinto. É visível, e até mesmo inteligível, que pessoas que possuem a mesma linha de pensamento e ideologias busquem uma saída pela tangente, de forma a se esvair de quaisquer responsabilidades ou capacidades éticas para lidar com tamanha aberração pública.
No que tange os processos e condenações declaradas acima, ressaltamos que todas tem julgamento proferido em primeiro grau, aguardando sentença e julgamento em segunda instância judicial.

De forma a pontuar fatos e esclarecer outros, o PDT se coloca a disposição da população em geral, não só para esclarecimentos sobre o que representa a palavra ética, mas também para, de forma definitiva, mostrar, de fato, quem é quem.

Joni da Fountora Riella
Jaguari, 14 de julho de 2014."

Nenhum comentário: